[weglot_switcher]

Pedidos de moratórias ao Banco CTT atingiram os 57 milhões de euros

Pedidos de moratória abrangeram cerca de 5% do crédito à habitação e 7% do crédito automóvel concedido pelo Banco CTT.
7 Maio 2020, 12h27

Até ao dia 20 de abril, os pedidos de moratória ao crédito à habitação e ao crédito automóvel concedido pelo Banco CTT somaram pouco mais de 57 milhões de euros.

A instituição financeira liderada por Luís Pereira Coutinho, e que tem como chairman João Moreira Rato, não detalhou quantos pedidos recebeu, nem quantos satisfizeram as condições legais para serem efetivamente concedidos.

Segundo os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2020, a carteira de crédito do Banco CTT a 31 de março de 2020 era de 947,1 milhões de euros, o que se traduziu num aumento de 7%, face a igual período de 2019.

O banco, que é detido pelo Grupo CTT, concedeu crédito à habitação no valor de 442.547.540 euros. Deste montante, 5% foi objeto de pedido de moratória, isto é, 22.127.377 euros, de acordo com a apresentação dos resultados trimestrais para investidores.

Além disso, o Banco CTT também teve pedidos de moratória para o crédito automóvel. Até 31 de março deste ano, a instituição financeira concedeu 503.444.007 euros em crédito automóvel, que inclui contratos de locação financeira. Os pedidos de moratória abrangeram 7% desta carteira de crédito, isto é, 35.241.080 euros.

O Banco CTT concede crédito automóvel através da 321 crédito, uma instituição de crédito especializado adquirida em maio de 2019 por cem milhões de euros.

“Até 20 de abril, cerca de 5% de todo o crédito à habitação e 7% de todo o crédito automóvel recebeu pedidos de moratória, segundo o decreto-lei [do Governo] ou a moratória da indústria, relativos às medidas da Covid-19”, refere a apresentação dos resultados para os investidores.

Em Portugal, existem dois regimes de moratórias para a banca – a pública, delineada pelo Governo, e a privada, que foi desenhada pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) –  e existe ainda um regime de moratória para as instituições de crédito especializado, elaborado pela associação do setor, a ASFAC, tal como o JE noticiou em primeira-mão.

A 321 Crédito é uma associada da ASFAC, segundo consta da página oficial desta associação.

O Grupo CTT apresentou esta quarta-feira um resultado líquido de 3,7 milhões no primeiro trimestre do ano, período dentro do qual o banco apresentou “pela primeira vez na sua história um resultado positivo”, referiu a cotada nacional liderada por João Bento, no relatório das contas consolidadas enviado ao mercado.

De acordo com a apresentação dos resultados aos investidores, o EBIT do Banco CTT ascendeu a 1,1 milhões de euros a 31 de março de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.