Pedofilia no futebol inglês: 98 clubes envolvidos

Há já 83 potenciais suspeitos identificados.

Carl Recine/Reuters

O Conselho Nacional da Polícia inglesa fez um balanço das operações relacionadas com os casos de pedofilia no futebol que têm vindo a público nos últimos tempos. Nesta altura há já 83 suspeitos identificados e um total de 98 clubes envolvidos na investigação, avança a BBC.

Segundo a mesma fonte, não param de chegar chamadas com mais denúncias, devido ao efeito carrossel do caso, sendo que a polícia está na fase de recolha de dados. A maioria dos casos são de jogadores das camadas jovens que foram violados por recrutadores, nas décadas de 1970 e 1980, e que agora estão a revelar o sucedido.

O ex-jogador Davy Russell, do Charlton Athletic, de 50 anos, disse que enviou uma carta à FA, em 1986, a relatar os abusos sexuais de que foi alvo por parte de Eddie Heath, antigo ‘olheiro’ do Chelsea, e não obteve resposta.

A FA e os clubes ingleses foram acusados de terem encoberto durante décadas inúmeros atos de pedofilia envolvendo um número ainda não determinado de vítimas, mas que poderá ser superior a 350 de acordo com um relatório divulgado pela polícia.

O escândalo dos abusos sexuais cometidos nos escalões mais jovens do futebol inglês começou com o testemunho de Andy Woodward publicado pelo jornal The Guardian. A partir desse momento, o país parece ter despertado para o tema e têm-se sucedido denúncias junto das autoridades.

Tudo começou com o modesto Crewe Alexandra (clube que actualmente compete na 4.ª divisão) no centro do furacão e com o antigo treinador Barry Bennell, que já foi condenado na Grã-Bretanha e nos EUA por agressões sexuais cometidas sobre jovens rapazes, em ponto de mira. Mas desde essa confissão pública de Woodward, outros ex-futebolistas ganharam coragem e seguiram-lhe as pisadas.

Recomendadas

Castro Marim é “Município Amigo do Desporto”

O galardão reconhece o trabalho desenvolvido na área desportiva, bem como o apoio às associações desportivas, com as quais a autarquia  estabelece parcerias, procurando alargar a oferta desportiva no concelho, e a formação técnica contínua.

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários