[weglot_switcher]

Pedro Nuno Santos marca conclusão da primeira fase da variante à EN210

A obra em causa representa um investimento global de 7,6 milhões de euros e envolveu a construção de uma nova estrada alternativa à EN210 e EN304, com 2,6 quilómetros de extensão.
8 Setembro 2020, 08h30

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, vai hoje, dia 8 de setembro, marcar a conclusão das obras da primeira fase de construção da variante à EN210 (Estrada Nacional) e da ligação a Mondim de Basto.

Na cerimónia, está prevista a abertura integral da circulação automóvel na ponte do Tâmega.

“No próximo dia 8 de setembro, a Infraestruturas de Portugal vai proceder à abertura integral ao trânsito da nova ponte sobre o rio Tâmega. A criação desta nova travessia foi desenvolvida no âmbito da empreitada de construção da primeira fase da variante à EN210, a denominada Via do Tâmega”, adianta um comunicado da gestora da rede rodoviária nacional.

A obra em causa representa um investimento global de 7,6 milhões de euros e envolveu a construção de uma nova estrada alternativa à EN210 e EN304, com 2,6 quilómetros de extensão; a criação de duas novas pontes, sobre o rio Tâmega (com 232 metros de extensão) e sobre o rio Veade (com 154 metros de extensão); e a requalificação do troço da EN304, com 1,1 quilómetros de extensão, que incluiu o alargamento desta via de modo a permitir a criação de uma ciclovia, ligando o centro urbano de Mondim de Basto à Ciclovia do Tâmega.

“Ao longo do desenvolvimento da empreitada, sempre que foram concluídos os trabalhos em diferentes zonas de intervenção e garantidas as condições de circulação e segurança, foi possível antecipar a abertura parcial de troços à circulação rodoviária, disponibilizando à população melhores condições de mobilidade e segurança”, assegura o referido comunicado da IP.

A empresa pública acrescenta que, “no dia 29 de maio deste ano, procedeu-se à abertura ao tráfego do troço com 1,6 quilómetros da nova variante à EN210, entre a rotunda da Zona Industrial de Celorico de Basto e a rotunda de Lordelo, ambas construídas no âmbito da empreitada”.

“Também nesse dia entrou em funcionamento um troço com 1,4 quilómetros da futura Ligação a Mondim de Basto”, avançam os responsáveis da IP, acrescentando que, “mais recentemente, a 21 de agosto, foi possível permitir, embora ainda de forma condicionada, a circulação automóvel na nova ponte sobre o Rio Tâmega, na EN304”

De acordo com a IP, “a concretização desta empreitada, que incluiu a execução da 1ª fase da variante à EN210, será complementa com a construção do troço da variante à EN210, entre Lordelo e Corgo, no concelho de Celorico de Basto, cujo projeto de execução encontra-se já na fase final de elaboração”.

A apresentação do empreendimento estará a cargo de António Laranjo, presidente da IP, estando ainda previstas intervenções de Carlos Peixoto, vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto; e de Teresa Costa, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, sendo encerrada a cerimónia por Pedro Nuno Santos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.