Pedro Oliveira sucede a Daniel Traça à frente da Nova SBE

Professor catedrático, Pedro Oliveira ensina atualmente na Copenhagen Business School, na Dinamarca. Especialista em Empreendedorismo de Impacto e Inovação, cofundou e preside ao projeto Patient Innovation e esteve na fundação da plataforma PPL Crowdfunding.

Pedro Oliveira, professor catedrático na Nova SBE, onde detém a Cátedra da Fundação Calouste Gulbenkian para a Economia de Impacto, atualmente com responsabilidades especiais em gestão de inovação na Copenhagen Business School, na Dinamarca, onde reside e trabalha, foi eleito diretor da Nova School of Business & Economics, sucedendo a Daniel Traça, que fez dois mandatos na liderança.

A eleição de Pedro Oliveira pelo Conselho de Faculdade, por unanimidade dos votos expressos, decorreu esta quarta-feira, dois de novembro,  sendo a tomada de posse no primeiro trimestre de 2023. O consulado tem a duração de quatro anos, terminando em dezembro de 2026.

Em Copenhaga, Pedro Oliveira prepara já o regresso a Portugal para assumir as novas funções. “Os próximos meses serão de trabalho com as equipas da Nova SBE para a criação conjunta de um ambicioso plano estratégico para 2023-2026, garantindo a continuidade do caminho de afirmação internacional da escola como uma business school de topo mundial”, informação a Escola em comunicado. “O tempo de trabalho até à tomada de posse oficial será essencial para garantir o início de uma nova direção e sua equipa de gestão sólida com a velocidade que a Nova SBE já tem e quer manter”.

Na Nova SBE, Pedro Oliveira é diretor académico do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e fundador e diretor académico do mais recente Centro de Conhecimento da escola em Open and User Innovation. Na Copenhagen Business School é diretor académico do Mestrado em Gestão e Inovação na Saúde, diretor do European Institute of Technology and Innovation-Health e fundador e diretor do programa de aceleração Patient Innovation Bootcamp. É ainda academic scholar no Institute for Healthy Futures da Universidade de Cornell (EUA).

Numa vertente não-académica é cofundador e presidente do projeto Patient Innovation, cofundador do PPL Crowdfunding e membro do Conselho para o Ambiente e Sustentabilidade da EDP – Energias de Portugal.

Senhor de uma vasto e sólido percurso académico, foi também professor e senior associate dean na Católica Lisbon School of Business and Economics, onde foi diretor académico do The Lisbon MBA e da parceria com o Instituto Superior Técnico e Carnegie Mellon University. Foi também international faculty fellow no MIT Management Sloan School, investigador na Universidade do Texas em Austin e coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento do Instituto Superior Técnico. Foi ainda conselheiro do Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidente da PAPS – Portuguese American Postgraduate Society e do BEST – Board of European Students of Science & Technology.

Pedro Oliveira é doutorado em Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e obteve o seu Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, bem como a Licenciatura em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico. Merecem ainda destaque os programas de formação avançada em que participou na Harvard Business School, na Kellogg School of Management, na MIT Sloan School of Management, na Norwegian University of Science and Technology e na KTH Royal Institute of Technology in Stockholm.

É autor de dezenas de artigos e publicações científicas nas áreas de open and user innovation, patient innovation, operations and technology management, publicadas nas melhores revistas científicas das respetivas áreas.

Recomendadas

Faculdade de Medicina e Hospital Militar do Porto criam centro para otimizar formação

“O acordo é em prol do ensino, da investigação e da inovação em medicina”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Projeto nacional lançado em Coimbra vai desenvolver marcas territoriais

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School lançaram hoje o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas no território nacional.

Portugal: 64% dos profissionais esperam receber aumento salarial acima da inflação em 2023

A maior parte dos profissionais espera ter aumento salarial no próximo ano, revela a pesquisa da Robert Walters, agora divulgada.
Comentários