PremiumPedro Pichardo: um triplo salto de ouro entre Havana e Lisboa

“Há que reconhecer que Portugal não tem muita capacidade de atrair atletas que procuram outras nacionalidades”, reconhece José Manuel Constantino, presidente do COP.

Esta medalha é de Portugal, já não tenho nada que ver com Cuba”. Quase cinco anos depois de obter a nacionalidade portuguesa, o especialista de triplo salto nascido em Santiago de Cuba há 29 anos sagrou-se campeão do mundo nos Mundiais de Atletismo que estão a decorrer em Eugene, nos EUA, e trouxe o ouro para Portugal.

Com um majestoso salto de 17,95 metros (conseguido à primeira tentativa), Pedro Pablo Pichardo juntou o título de campeão do mundo à medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (agosto de 2021) e conseguiu ainda a melhor marca mundial do ano. E o atleta luso-cubano até se deu ao luxo de abdicar de um dos saltos que poderia melhorar a marca obtida e viu os seus oponentes mais diretos (um do Burkina Faso e outro da China) obterem as melhores marcas do ano sem colocar em causa o ouro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

200 anos de Independência do Brasil em Portugal pela batuta de Fabio Mechetti

Em setembro, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais vai estar em digressão por Portugal, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. E traz consigo compositores dos dois lados do Atlântico. Um diálogo conduzido pelo maestro Fabio Mechetti.

“Três Mil Anos de desejo”, o novo filme de George Miller já tem estreia marcada em Portugal

O realizador australiano, quiçá mais conhecido pela saga “Mad Max”, regressa ao grande ecrã com uma história sobre os mistérios do amor, que oscila entre ficção e realidade. Para ver nos cinemas a 8 de setembro.

Operafest Lisboa aposta na ópera do futuro

O emblemático jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, recebe já a partir de 19 de agosto o Operafest Lisboa. A 3ª edição obedece ao tema “destino em viagem” e propõe uma catarse da máscara. Com muita música e humor.
Comentários