[weglot_switcher]

‘Penelopegate’: Porta-voz da campanha de François Fillon apresenta demissão

Thierry Solère vai juntar-se ao vasto rol de deserções dentro do partido depois de François Fillon ter anunciado que será formalmente acusado no escândalo ‘Penelopegate’, que envolve a sua mulher e o uso indevido de dinheiros públicos.
  • Christian Hartmann/REUTERS
3 Março 2017, 12h59

O porta-voz do candidato de direita às presidenciais em França, François Fillon, anunciou esta sexta-feira a sua demissão da campanha eleitoral. Thierry Solère vai juntar-se ao vasto rol de deserções dentro do partido depois de François Fillon ter anunciado que será formalmente acusado no caso ‘Penelopegate’.

A decisão foi anunciada no Twitter do porta-voz de François Fillon, que escreve: “Decidi terminar as minhas funções como porta-voz de François Fillon”.

A insatisfação dos membros do partido com François Fillon tem vindo a aumentar nos últimos dias, depois do candidato do Partido dos Republicanos ter anunciado esta quarta-feira que  será presente aos juízes de instrução, para ser constituído arguido, no próximo dia 15 de março.

François Fillon está acusado de ter criado “empregos fictícios” para a mulher enquanto sua assistente parlamentar entre 1998 e 2012. Penelope Fillon terá recebido 500 mil euros brutos durante esses oito anos sem nunca ter exercido realmente as funções para as quais estava indicada.

Fonte do partido explica, ao jornal norte-americano Politico, que pode estar eminente a queda do candidato de direita, tendo em conta que “podemos enfrentar os juízes, mas não podemos lutar mais contra o nosso próprio partido”.

François Fillon diz estar a ser vítima de um “assassinato político sem precedentes” e garante que não irá desistir da corrida às presidenciais francesas. “Não vou ceder, não me vou render, não me vou retirar”, reitera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.