[weglot_switcher]

Pensar o futuro com “Tisanas. Infusões para tempos próximos”

Uma exposição coletiva propõem-se olhar e refletir sobre o futuro a partir do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. Tisanas para pensar e questionar o mundo, já a partir de dia 9 de abril.
  • Francisco Pinheiro © DMF
5 Abril 2022, 17h55

O dicionário define tisana como sendo uma “bebida pouco carregada de princípios ativos provenientes de uma decocção, maceração ou infusão de ervas, geralmente com aplicação medicinal”.

A exposição que inaugura sábado, dia 9 de abril, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, propõem-nos mergulhar em “Tisanas. Infusões para tempos próximos”. Nada tem a ver com fins medicinais, terapêuticos ou outros do género. O objetivo desta mostra coletiva, que reúne trabalhos de 15 artistas plásticos, é refletir o presente olhando o futuro.

Ana Hatherly, Catarina Botelho, Dayana Lucas, Diogo Bolota, Eugénia Mussa, Flávia Vieira, Francisco Pinheiro, Gonçalo Barreiros, Inês Botelho, Isabel Simões, Luísa Jacinto, Nuno Henrique, Sara Bichão, Sara Chang Yan e Virgínia Mota oferecem aos visitantes “infusões” diversas para os tempos próximos. Algumas das obras são inéditas e foram concebidas especificamente para a exposição e para o espaço do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

“A leitura dos poemas em prosa, ou as anti-fábulas, que Ana Hatherly intitulou de Tisanas funcionou como uma caixa de ferramentas para a curadoria desta exposição”, refere em comunicado a curadora Maria do Mar Fazenda, referindo-se ao conteúdo das narrativas, como contributo “para a aproximação ao ato criativo, à imaginação e subversão da realidade levada a cabo por cada artista”.

A exposição poderá ser visitada de 3ª feira a domingo entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h, com entrada livre, a partir do dia 9 de abril. No dia da inauguração, pelas 16h00, está prevista uma conversa com a curadora e os artistas, seguida de visita guiada à exposição. Para mais informações, consultar o site do Centro de Arte e Cultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.