[weglot_switcher]

Pensões. Antecipação do aumento pode implicar subida de escalão do IRS, alerta antigo ministro da Segurança Social

Em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, Pedro Mota Soares destaca que se a inflação mantiver os valores atuais, o Governo poderá ser obrigado a fazer um aumento extraordinário das pensões.
11 Setembro 2022, 18h42

Pedro Mota Soares, antigo ministro da Segurança Social, alertou que a antecipação do pagamento do aumento das pensões previsto para 2023 pode corresponder a uma subida de escalão do IRS para alguns pensionistas. Em entrevista conjunta à “Antena 1” e “Jornal de Negócios”, este ex-governante considerou que se o Governo não atualizar já este ano os escalões do IRS ao valor da inflação vai estar a retirar rendimento às famílias.

O antigo ministro do CDS-PP recorda que, ao contrário de outros grupos, os pensionistas não vão ter qualquer ajuda suplementar. Pedro Mota Soares considera que devia ser sido criado um efetivo apoio adicional para as pensões mais baixas. Este quadro do CDS-PP, destaca que se a inflação mantiver os valores atuais, o Governo poderá ser obrigado a fazer um aumento extraordinário das pensões.

Pedro Mota Soares considera parcas as medidas anti-inflação e que está convicto de que o Governo pode ter de apresentar um novo pacote de medidas. Alerta para a urgência de alterar ainda este ano os escalões do IRS, em função da inflação, porque caso isso não aconteça, as famílias vão entregar ao Estado mais do que seria suposto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.