[weglot_switcher]

Pentágono estuda novos locais antimísseis na costa oeste dos Estados Unidos

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América está a explorar a Costa Oeste norte-americana para locais de implantação de novas defesas antimísseis.
3 Dezembro 2017, 13h04

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América está a explorar a Costa Oeste norte-americana para locais de implantação de novas defesas antimísseis, segundo noticia este domingo, em exclusivo, a Reuters, citando dois congressistas.

De acordo com a agência noticiosa, as defesas da West Coast – conhecida também por Costa do Pacífico e que designa geralmente a Califórnia, o Oregon e Washington – deverão incluir mísseis antibalísticos na Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (THAAD), semelhantes aos que foram implantados na Coreia do Sul para proteger contra um possível ataque de Pyongyang.

O Pentágono, a agência norte-americana coma missão de proteger o país dos ataques de mísseis, estará a fazer este plano devido ao ritmo a que o programa de testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte tem evoluído este ano. Ainda na sexta-feira, o regime norte-coreano celebrou com fogo de artifício o lançamento do seu último míssil balístico intercontinental (ICBM), informaram este sábado os meios de comunicação estatais do país asiático.

Milhares de cidadãos juntaram-se na praça Kim Il-sung e junto ao rio Taedong para assistir ao ato de celebração pelo lançamento que, segundo o regime, revelou a “força nuclear estatal”, indicou a agência KCNA. Durante os discursos na cerimónia, foi elogiado o facto de este novo míssil, o Hwasong-15, ter reforçado a posição estratégica do país. “Ninguém pode violar o nosso direito à soberania, à sobrevivência e ao desenvolvimento, dado que completámos a nossa força nuclear estatal”, disse um dos vice-presidentes do comité central do Partido dos Trabalhadores, Pak Kwang-ho citado pelo diário local Rodong.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.