[weglot_switcher]

Pentágono garante que a operação militar teve “sucesso” e atingiu os três alvos pré-definidos na Síria

As forças militares dos EUA, França e Reino Unido lançaram 105 mísseis dirigidos a três alvos na Síria, alegadamente relacionados com a produção ou armazenamento de armas químicas do regime de Bashar al-Assad. De acordo com o Pentágono, a operação “foi metodicamente planeada para minimizar potenciais danos colaterais”. Mas há registo de três civis feridos em Homs.
14 Abril 2018, 16h06

Em conferência de imprensa efetuada hoje ao início da tarde (hora de Portugal), o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA) informou que a operação militar na Síria, realizada durante a madrugada, foi um “sucesso”. Desde logo porque os três alvos pré-definidos, alegadamente relacionados com a produção e armazenamento de armas químicas do regime de Bashar al-Assad, foram todos atingidos. No total, as forças militares dos EUA, França e Reino Unido lançaram 105 mísseis dirigidos a esses três alvos, dois em Homs e um na capital Damasco.

“Estes ataques foram justificados, legítimos e uma resposta proporcional à utilização continuada de armas químicas pelo regime sírio, contra o seu próprio povo”, declarou a porta-voz do Pentágono, Dana White. “Esta operação foi cuidadosamente orquestrada e metodicamente planeada para minimizar potenciais danos colaterais. Posso assegurar que nós tomámos todas as medidas e precauções para atacar apenas o que definimos como alvos e atingimos com sucesso todo os alvos”, garantiu.

Na mesma conferência, o general Kenneth McKenzie afirmou que o Pentágono ainda está a “elaborar uma avaliação mais detalhada” sobre os danos causados. “Mas segundo as indicações iniciais conseguimos cumprir os nossos objetivos militares sem interferência material da Síria”, disse McKenzie. “Estamos confiantes de que todos os nossos mísseis atingiram os seus alvos e, no final da missão de ataque, todas as nossas aeronaves regressaram em segurança para as respetivas bases”, acrescentou.

Por seu lado, um oficial militar russo disse hoje que o sistema de defesa anti-aérea da Síria interceptou pelo menos 71 dos 105 mísseis disparados pelas forças militares dos EUA, França e Reino Unido. Quanto aos danos colaterais, há registo de três civis feridos na cidade de Homs, de acordo com várias fontes. “Alguns mísseis, que estavam a dirigir-se para uma posição militar perto de Homs, foram desviados da sua trajetória e a explosão de um deles feriu três civis”, declarou o porta-voz do Comando Geral do Exército da Síria, Ali Maihub.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.