[weglot_switcher]

Perdeste-me? Sou idoso e “estou aqui”

A Polícia de Segurança Pública vais disponibilizar 20 mil pulseiras de localização para pessoas mais velhas que possam vir a ser encontradas na via pública em estado de vulnerabilidade.
  • Rafael Marchante/Reuters
18 Outubro 2016, 10h10

O lema é “Sorrisos sem idade ou condição” e a ideia é da Polícia de Segurança Pública (PSP). Até ao final do mês, a Polícia quer distribuir 20 mil pulseiras a idosos com dificuldades de orientação. O programa “Estou Aqui Adultos” foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos “que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contato célere com um familiar”, de acordo com o que está descrito no site do projeto.

Pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, as pulseiras vão permitir a sua identificação completa e o contato com familiares. Nesta primeira fase, o programa estará limitado apenas aos parceiros envolvidos (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Liga, Alzheimer Portugal, CRINABEL e CERCILISBOA) e tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, independentemente da idade.

O “Estou Aqui Adultos” é válido em todo o território nacional e nos demais países da União Europeia, bastando ativar o número de emergência 112 e indicar o código alfanumérico da pessoa encontrada para que seja ativado o mecanismo de contatar a pessoa de confiança do utilizador.

Em 2012, a ideia era evitar que os pais perdessem as crianças de vista. A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou, nesse ano o projeto “Estou aqui” para distribuir pulseiras de localização. O programa estende-se agora a adultos sem limite de idade.

Clique aqui para ver como pode pedir uma pulseira e saber mais pormenores sobre o projeto, que deve arrancar no próximo mês de novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.