[weglot_switcher]

Perfil: O líder da Coreia do Norte adora basquetebol e é fã de rato Mickey

Fã do Rato Mickey, videojogos e basquetebol, Kim Jong-Un, um dos mais jovens Chefe de Estado do mundo, volta a estar no centro das atenções.
  • KCNA/REUTERS
16 Abril 2017, 11h56

Kim Jong-un nasceu em 8 de janeiro de 1983, filho da terceira mulher de Kim Jong-Il, uma bailarina coreana nascida no Japão. Filho mais novo do dirigente norte-coreano, estudou na suíça, e foi designado para comandar o país após a morte do pai, em 19 de dezembro de 2011.

A sua liderança tem sido marcada pelos rumores de execuções, como a do ministro da Defesa, Hyon Yong-Chol, que teria sido executado, segundo a agência sul-coreana Yonhap. O mesmo meio informou que em abril de 2015 teria ordenado a execução de 15 autoridades, incluindo dois vice-ministros, acusados de terem questionado a sua autoridade.

Recentemente, o irmão do líder norte-coreano morreu envenenado em 20 minutos. Kim Jong-nam foi vítima de um atentado no aeroporto da capital da Malásia. A autópsia confirmou que foi envenenado com um poderoso químico que ataca o sistema nervoso.

Fã de basquetebol, o líder norte-coreano tem convidado várias vezes Dennis Rodman para visitar o país. Em 2013, o antigo jogador da equipa dos Chicago Bulls ajudou a organizar um jogo com os Harlem Globetrotters na Coreia do Norte.

Há pouco dias, questionado sobre o que pensa de Kim Jong-un, Rodman respondeu: “Para mim, é um tipo normal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.