[weglot_switcher]

Peso da dívida pública deverá cair para 116,2% do PIB em 2020

O Executivo liderado por António Costa confirma assim a projeção que constava no esboço orçamental enviado em outubro à Comissão Europeia.
17 Dezembro 2019, 00h00

O peso da dívida pública deverá descer para 116,2% em do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, de 119,3% este ano, segundo a proposta do Orçamento do Estado entregue pelo Governo ao Parlamento esta segunda-feira.

O Executivo liderado por António Costa confirma assim a projeção que constava no esboço orçamental enviado em outubro à Comissão Europeia.

“Em 2020 estima-se que o rácio da divida pública se mantenha, pelo quinto ano consecutivo, numa trajetória descendente”, referiu o Governo, na proposta. “Prevê-se uma redução de 2,7 pontos percentuais (p.p.), atingindo-se um rácio de 116,2% do PIB”.

“Para esta diminuição concorre a evolução positiva do saldo primário, cujo contributo positivo se estima em 3,2 p.p., do crescimento do PIB nominal com um contributo estimado de 3,8 p.p. e, em sentido contrário, com um contributo negativo, a despesa com juros”, adiantou.

O ajustamento défice-dívida deverá contribuir para o aumento da dívida pública em 2020 em 1,3 p.p. Neste último, incluem-se os depósitos das administrações públicas, que se prevê que registem uma diminuição para 6,9% do PIB em 2020

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.