[weglot_switcher]

Petróleo acima dos 100 dólares? É possível se o Irão bloquear o Estreito de Ormuz, diz analista

O barril de Brent valorizou 4%, com o ‘ouro negro’ para entrega em março a negociar no nível mais alto desde setembro, nos 69,50 dólares. Mas André Pires, analista da corretora XTB, antecipa que se o Irão bloquear o Estreito de Ormuz, o preço do petróleo pode ultrapassar os 100 dólares por barril.
3 Janeiro 2020, 16h16

A morte de Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds,  causou desde logo um efeito colateral que não se cinje às tensões geopolíticas: o preço do petróleo disparou.

O barril de Brent valorizou 4%, com o ‘ouro negro’ para entrega em março a negociar no nível mais alto desde setembro, nos 69,50 dólares. Mas o analista da XTB, uma corretora, antecipa que se o Irão bloquear o Estreito de Ormuz, o preço do petróleo pode ultrapassar os 100 dólares por barril.

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um ataque ao aeroporto de Bagdade, capital do Iraque, matando Qassem Soleimani.

Joe Biden, vice-presidente de Barack Obama e candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas de 2020, descreveu o ataque como “atirar dinamite para um barril de pólvora”, devido à instabilidade que se vive na região do Médio Oriente. E, o Irão, já disse que irira ripostar.

Apesar da subida do Brent que se registou esta manhã nos mercados, pode o Irão reagir de forma a que o preço do petróleo aumente ainda mais? Segundo André Pires, se o Irão resolver bloquear o Estreito de Ormuz, o preço do ‘ouro negro’ pode disparar ainda mais e “pode paralisar o mercado global de petróleo”.

O analista explicou que todos os dias passam 21 milhões de barris de petróleo pelo Estreito de Ormuz – o equivalente a um quinto da procura global. Localizado no Golfo Pérsico, o Estreito de Ormuz fica sudoeste do Irão.

André Pires relembrou que “o Irão bloqueou o Estreito várias vezes nos anos 1970 e realizou ataques a navios-tanque no final dos anos 1980” e que “o bloqueio do estreito ou a eclosão da guerra provocariam aumentos maciços de preços no mercado de petróleo”.

Em caso de bloqueio do Estreito, poder-se-ia transportar o petróleo por outras formas que não o transporte marítimo, como através de oleodutos. No entanto, tal como disse o analista da XTB, “a capacidade de transporte de todos os oleodutos nos países que atualmente enviam via Estreito de Ormuz é de cerca de 10 milhões de barris por dia”.

“Além disso, a grande maioria dos oleodutos usados pelo Iraque atravessa a Arábia Saudita, portanto, não pode ser usada para enviar petróleo de ambos os países ao mesmo tempo. Levando isso em conta, a capacidade de transporte diminui para 6,8 milhões de barris por dia, pelo que o transporte marítimo não é suficiente. Dito isto, se o Estreito fosse bloqueado, deve-se esperar interrupções nas entregas de petróleo”, disse André Pires.

O analista da XTB concluiu que, neste contexto adverso, “o preço do petróleo poderia subir acima dos 100 dólares por barril”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/soleimani-o-general-que-era-quase-tao-popular-como-o-presidente-do-irao-531364

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.