Petróleo. Fatores que influenciarão os preços em 2016

A queda do preço da gasolina nos EUA abaixo dos 2 dólares por galão, na semana antes das Festas, foi considerada como uma excelente notícia


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031
A queda do preço da gasolina nos EUA abaixo dos 2 dólares por galão, na semana antes das Festas, foi considerada como uma excelente notícia.

No entanto, a questão é até que ponto terão os analistas que acostumar-se a estes níveis tão baixos. A descida dos preços é importante, entre outros motivos, porque supõe um impulso do nível aquisitivo dos consumidores, independentemente de que guardem ou invistam o dinheiro que poupam em combustível.
A poupança ascende aproximadamente a 800 dólares por lar há um ano e a 1900 dólares desde julho de 2014

Ainda que o rápido colapso do preço do crude não tenha levado os membros da OPEP a cortar mais a sua produção, já teve impacto nos productores de hidrocarbonetos não convencionais dos EUA e Canadá.

Nos EUA, onde o transporte público em muitos casos não é opção, os cidadãos tardam em mudar os seus hábitos de condução. A poupança de combustível oscila de um mês para outro em função dos preços da gasolina, ainda que os proprietários não troquem de veículo durante vários anos.

Os condutores também contribuem para equilibrar o mercado do petróleo. Há indícios que apontam para que hábitos como as viagens por auto-estrada, os trajetos para o centro comercial e quiçá a utilização partilhada do automóvel também vão mudar.

OJE

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir aos resultados eleitorais em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).