Pharma Upgrade: E se a sua farmácia fizesse um upgrade?

Há bem pouco tempo as montras das farmácias portuguesas pintavam-se de negro, em forma de protesto. Os economistas previam o encerramento generalizado destes estabelecimentos e, de facto, nem todos resistiram. Percebeu-se que só com uma aposta forte na inovação e na formação contínua dos colaboradores, as farmácias poderiam ultrapassar as maiores dificuldades e alcançar o […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Há bem pouco tempo as montras das farmácias portuguesas pintavam-se de negro, em forma de protesto. Os economistas previam o encerramento generalizado destes estabelecimentos e, de facto, nem todos resistiram. Percebeu-se que só com uma aposta forte na inovação e na formação contínua dos colaboradores, as farmácias poderiam ultrapassar as maiores dificuldades e alcançar o sucesso.

Foi a pensar nas equipas que não cruzam os braços e com base no know-how no negócio de farmácia, que a consultora Ideias & Desafios, presente neste mercado desde 2008, desenvolveu o Pharma Upgrade. Um programa de apoio a farmácias, criado para dotar os participantes de um conjunto de competências relacionais, comportamentais e de gestão de negócio, essenciais para qualquer líder no desenvolvimento da sua atividade dentro do sector.

O programa de consultoria guia-se pelos três eixos fundamentais de uma empresa – os recursos humanos, o marketing e as vendas. No campo dos recursos humanos, o Pharma Upgrade garante melhorar a performance dos responsáveis de equipa nos processos de recrutamento e no “coaching” e motivação das equipas. No que toca ao marketing, chegar aos utentes de uma forma mais eficaz é crucial. Para ensinar a explorar as potencialidades das farmácias nesta área, esta formação abordará o “merchandising” e a melhoria das ferramentas de marketing digital, como as redes sociais.

No fim de contas, o balcão é a força motriz do negócio e o atendimento torna-se o elemento de diferenciação entre as farmácias e o fator de fidelização dos utentes. Utilizando uma abordagem muito prática, o Pharma Upgrade leva às equipas no terreno, as melhores técnicas de venda e as ferramentas para criar um atendimento de excelência. O cariz pluripotencial desse programa que o torna-o imprescindível para qualquer empresário ou responsável do negócio farmacêutico.

O evento de lançamento do Pharma Upgrade será um dia dedicado à formação nestas três áreas de ação, que se realizará nos dias 17 e 27 de Novembro, em Lisboa e no Porto, respetivamente, e a entrada será gratuita. Contará ainda com a presença da SPT – Smart Pharma Tools, uma empresa que desenvolve soluções para melhorar a rentabilidade nas farmácias, através de softwares especialmente dedicados a essa medição no ponto de venda. A inscrição é obrigatória.

Por Maria Vieira,
Partner de Business Coaching da Ideias&Desafios

Recomendadas

Desistência ou insistência nacionais?

A distribuição de poder dentro do espaço que delimita um país tem sido central no estudo da organização humana e política do Homem.

Foco na capitalização das empresas ultrapassa o domínio fiscal

Apesar das medidas de incentivo à capitalização das empresas irem no caminho certo, os desafios só poderão ser superados através do uso de instrumentos mais “interventivos”, os quais por sua vez exigem mudanças da mentalidade empresarial em geral.

CSRD: mais siglas, mais regulação, mais sustentabilidade. Vamos passar à ação!

Uma das novidades é a consagração da verificação da informação por terceiros. Com o objetivo de evitar o ‘greenwashing’ e garantir que as organizações divulgam informações verdadeiras.