Philae, o protagonista de um momento histórico

Os avanços na descoberta do Espaço continuam a fazer vibrar o Homem. Mais ou menos interessados ou conhecedores, ontem todos torcemos para que a aterragem no cometa fosse um êxito. Agora, queremos ver as imagens, e o quanto antes. O grande feito pode resumir-se da seguinte forma: foi a primeira vez que uma sonda pousou […]

Os avanços na descoberta do Espaço continuam a fazer vibrar o Homem. Mais ou menos interessados ou conhecedores, ontem todos torcemos para que a aterragem no cometa fosse um êxito. Agora, queremos ver as imagens, e o quanto antes.

O grande feito pode resumir-se da seguinte forma: foi a primeira vez que uma sonda pousou na superfície de um cometa. E sem atrasos, pois passavam precisamente dois minutos das 16 horas quando a equipa da Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou, com uma efusiva salva de palmas o sucesso da sua missão. Mas importa ainda apresentar os protagonistas deste avanço histórico: o módulo Philae, libertado de uma outra figura central, a sonda Rosetta, numa operação concretizada na última quarta-feira e que viria a terminar 9 horas depois, com a aterragem no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A outra figura desta história. Estamos assim diante da primeira “acometagem” da história da humanidade, confirmou a ESA. Já em terra firme, ou seja fixado à superfície, o módulo tem como primeira missão enviar imagens panorâmicas.

O 67P mede 3 quilómetros de largura por 5 de comprimento. Este visitante frequente do Sistema Solar descreve uma órbita à volta do Sol de seis anos e meio, convertendo parte do gelo à superfície em vapor de cada vez que se aproxima do Sol. Até ao final de 2015, a Rosetta tem como missão perceber como é a superfície do cometa e identificar que gases e poeiras são libertadas pelo gelo.

Ao final do dia, a ESA anunciou que o Philae pode ter assentado em material macio e não estar seguro. Em Darmstadt, Alemanha, Stephan Ulamec, gestor do Philae, confirmou haver indícios de não ter havido disparo do arpão que visa prender a sonda ao núcleo do cometa.

Sónia Bexiga

Recomendadas

Agência de Energia e Irão retomam contacto em Viena

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, reuniu-se com o chefe do programa nuclear iraniano, Mohammad Eslami, para retomar os contactos e esclarecimentos.

São Tomé: CPLP diz que comissão eleitoral é soberana na divulgação de resultados

O chefe da missão de observação eleitoral da CPLP, o embaixador Rafael Vidal, disse que a lei são-tomense não obriga à divulgação dos resultados provisórios antes da contagem nos distritos.

Parlamento eslovaco aprova adesão de Finlândia e Suécia à NATO

O parlamento eslovaco aprovou hoje a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Ratislav Kacer, em mensagem no Twitter.