PIB americano regista crescimento maior do que o esperado

Apesar do PIB ter registado um crescimento no quarto trimestre do ano, o valor foi inferior ao do terceiro trimestre.

10 – Estados Unidos

O PIB dos Estados Unidos da América registou um aumento anual de 2,9%, um valor superior ao inicialmente esperado pelos especialistas, revela a “CNBC”. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América (EUA).

Este crescimento foi ligeiramente mais baixo do que no terceiro trimestre do ano, que registou um aumento de 3,2%. As leituras da inflação também foram consideravelmente mais baixas durante o final do ano de 2022, tendo-se fixado nos 6,5% em dezembro.

No relatório é também possível verificar que os gastos do consumidor contribuíram para 68% do valor do PIB, mas que relativamente ao terceiro trimestre o consumo diminuiu, tendo registado um valor de 2,1%, e no terceiro trimestre aumentou 2,3%.

O índice de preços das despesas de consumo pessoal obteve um valor de 3,2%, indo ao acordo das expectativas, mas mesmo assim, trata-se de um decréscimo face ao terceiro trimestre do ano, onde o índice registou um valor de 4,8%.

A pesar dos números da inflação indicarem que os preços estão a recuar, a meta do Fed de 2% continua a não ser atingida, com os valores muito acima do esperado pelos analistas.

O consumo nos EUA tem vindo a mostrar sinais de enfraquecimento, tendo as vendas a retalho diminuindo 1,1% em dezembro. Segundo dados do mesmo relatório é possível verificar que os americanos têm vindo a poupar mais, tendo sido registado uma poupança pessoal de 2,9% no quarto trimestre face aos 2,7% registados no terceiro trimestre.

Recomendadas

Atividade na reabilitação urbana sobe 1,8%

Já a produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em fevereiro, estimou-se em nove meses. O volume da carteira de encomendas teve uma quebra de 0,1%.

Ana Jacinto admite que descida do IVA não vai ter impacto no preço final

Em entrevista à Antena1 e Jornal de Negócios, Ana Jacinto, secretária da AHRESP, comentou sobre as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças.

Cabaz alimentar com IVA a 0% vai abranger 30 a 40 produtos

Governo está a negociar com produção e distribuição este fim de semana o acordo em torno do IVA zero, medida que deverá abranger 30 a 40 produtos considerados essenciais.
Comentários