O PIB dos Estados Unidos da América registou um aumento anual de 2,9%, um valor superior ao inicialmente esperado pelos especialistas, revela a “CNBC”. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América (EUA).
Este crescimento foi ligeiramente mais baixo do que no terceiro trimestre do ano, que registou um aumento de 3,2%. As leituras da inflação também foram consideravelmente mais baixas durante o final do ano de 2022, tendo-se fixado nos 6,5% em dezembro.
No relatório é também possível verificar que os gastos do consumidor contribuíram para 68% do valor do PIB, mas que relativamente ao terceiro trimestre o consumo diminuiu, tendo registado um valor de 2,1%, e no terceiro trimestre aumentou 2,3%.
O índice de preços das despesas de consumo pessoal obteve um valor de 3,2%, indo ao acordo das expectativas, mas mesmo assim, trata-se de um decréscimo face ao terceiro trimestre do ano, onde o índice registou um valor de 4,8%.
A pesar dos números da inflação indicarem que os preços estão a recuar, a meta do Fed de 2% continua a não ser atingida, com os valores muito acima do esperado pelos analistas.
O consumo nos EUA tem vindo a mostrar sinais de enfraquecimento, tendo as vendas a retalho diminuindo 1,1% em dezembro. Segundo dados do mesmo relatório é possível verificar que os americanos têm vindo a poupar mais, tendo sido registado uma poupança pessoal de 2,9% no quarto trimestre face aos 2,7% registados no terceiro trimestre.