PIB aumentou 2,1% na zona euro e 2,4% na UE no terceiro trimestre

Em comparação com o segundo trimestre registou-se um aumento de 0,2%, tanto na zona euro como na UE, entre julho e setembro (0,8% e 0,7%, respetivamente, no trimestre anterior).

O PIB ajustado cresceu 2,1% na zona euro e 2,4% na União Europeia (UE) no terceiro trimestre do ano em comparação com o período homólogo (+4,3% tanto na zona euro como na UE no trimestre anterior), de acordo com as estimativas divulgadas pelo Eurostat.

Em comparação com o segundo trimestre, registou-se um aumento de 0,2%, tanto na zona euro, como na UE, entre julho e setembro (0,8% e 0,7%, respetivamente, no trimestre anterior).

Em Portugal, observou-se um aumento do PIB na ordem de 4,9% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado. Em comparação com o trimestre anterior, ocorreu um crescimento de 0,4%.

O número de pessoas empregadas cresceu 1,7% na zona euro e 1,5% na EU, no terceiro trimestre, face ao período homólogo (+2,7% e +2,4%, por esta ordem, no período homólogo).

Em comparação com o trimestre precedente, verificou-se no terceiro trimestre uma subida do emprego na ordem de 0,2% na zona euro e na UE, no terceiro trimestre, em comparação com o período anterior (+0,4% no segundo trimestre, na zona euro e na UE).

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Mais de 1,1 mil milhões do PT 2020 mobilizados para a inclusão social e combate à pobreza no Norte do país

A Estratégia Europa 2020 assumida por Portugal visava atingir uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social, metas que foram alcançadas.

Açores vão receber mais 80 milhões do PRR

O Governo dos Açores anunciou hoje que a região vai receber 80 milhões de euros adicionais ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e avançou que 90 milhões daquele plano já se encontram nos “destinatários finais”.
Comentários