PIB da Madeira cresceu 1,3% em 2018 e 0,8% em 2019

A riqueza produzida pela Madeira em 2018 e 2019 ficou abaixo da média nacional. O “desempenho modesto” do ‘Comércio, transportes, alojamento e restauração’, em 2018, e o “desempenho das empresas de CINM, cujo PIB diminuiu de forma acentuada”, em 2019, justificam performance da economia regional, diz Direção Regional de Estatística.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Madeira cresceu 1,3%, em 2018, face aos 2,8% de média nacional, e 0,8%, em 2019, em comparação com a média nacional de 2,2%, conforme os dados apresentados pela Direção Regional de Estatística (DREM).

Em 2018 o PIB da região ficou nos 4,9 mil milhões de euros. A influenciar o crescimento de 1,3% no PIB esteve o “desempenho modesto” do ‘Comércio, transportes, alojamento e restauração’, tido como o “principal ramo da economia regional”, e que apresentou uma subida de 0,6% no Valor Acrescentado Bruto.

Os dados da DREM referem que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), em 2018, ficou nos 749 milhões de euros, e cresceu 9,5%.

Já no rendimento disponível bruto (RDB) das famílias, verificou-se uma subida de 3,7%, para os 12.985 euros, sendo que o índice de disparidade face à média nacional foi de 97,3.

Já em 2019 o PIB da região cresceu 0,8%. A DREM sublinha que este resultado “é prejudicado pelo desempenho das empresas de CINM, cujo PIB diminuiu de forma acentuada. A taxa de crescimento real do conjunto do resto da economia regional ficou muito próxima da média nacional, não obstante o desempenho negativo na atividade turística neste ano”.

A DREM refere que os setores da ‘Informação e comunicação’, cresceu 5,4% e a ‘Construção’4,8%, enquanto que as  ‘Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares; atividades administrativas e dos serviços de apoio, apresentaram uma quebra de -5,0%, a Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca’ quebrou -1,9%.

Em termos de PIB por habitante este ficou fixado em 19.951 euros, face aos 20.736 euros de média nacional. No  os índices de disparidade do PIB, face ao território nacional ficou em 96,2 e em comparação com a União Europeia ficou em 75,8.

Recomendadas

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Na Europa, todos os anos, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são deitados ao lixo. Em Portugal, estima-se que cada português desperdice cerca de 134 kg de alimentos por ano. Enquanto isto 1/6 da população mundial passa fome.

Madeira: Serviço Regional de Saúde visita Unidade de Ação Social do Hospital Garcia da Orta

A Unidade de Ação Social do SESARAM observou e conheceu a dinâmica e a metodologia de trabalho implementada na UHD do hospital e, em particular, a área de intervenção social.

Madeira: Acordos de gestão entre a Segurança Social e as IPSS vão passar para 20 anos

Neste sentido, com a presente alteração pretende-se adequar a duração dos acordos de gestão que envolvam a cedência de utilização do edificado em regime de comodato, onde sejam desenvolvidas respostas sociais, numa lógica de melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Comentários