[weglot_switcher]

Pierre Moscovici: “Muitos ministros das Finanças querem evitar ficar nas listas negras”

O Comissário Europeu esteve hoje nas Conferências do Estoril para falar sobre Justiça fiscal e Direitos Humanos, onde defendeu o combate às desigualdades sem descurar as contas públicas.
28 Maio 2019, 12h44

De que modo podemos lutar contra a evasão fiscal ao mesmo tempo que defendemos os valores europeus? Será que o modelo social europeu ainda é fisicamente sustentável? Foi para responder a estas questões que o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Fiscalidade e Costumes, Pierre Moscovici, participou hoje no segundo dia das Conferências do Estoril.

“Há um hiato entre os mais ricos e os mais pobres e as desigualdades estão a aumentar. Nós queremos lutar contra isso e só conseguiremos políticas sociais e mais justas da seguinte forma: aumentar a qualidade dos gastos públicos, combater a evasão fiscal e transparência na União Europeia tem de aumentar”, disse Moscovici no debate “Justiça Fiscal e Direitos Humanos: Combater a Evasão Fiscal, defender os valores europeus”.

Partindo do princípio de que a justiça fiscal implica a aplicação de impostos progressivos, é fundamental combater a fuga e definir impostos mais elevados sobre a riqueza, a propriedade e os rendimentos mais altos.

“Muitos ministros das Finanças querem evitar ficar nas listas negras [referindo-se ao bom desempenho das contas públicas]. A União Europeia tem estado envolvida nas políticas fiscais, reforma do IVA e tributação correta da economia digital. O próximo passo é trabalharmos os gastos públicos”, conclui o Comissário, defendendo o combate às desigualdades sociais, sem descurar as contas públicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.