[weglot_switcher]

Pierre Moscovici salienta “progressos muito fortes” da economia portuguesa

“Estamos a trabalhar de uma forma muito próxima, construtiva e positiva com as autoridades portuguesas, e quando olho para o desempenho global de Portugal vejo obviamente progressos muito fortes”, declarou Pierre Moscovici.
13 Fevereiro 2017, 16h18

Depois da Comissão Europeia ter previsto um crescimento económico de 1,6% para Portugal, esta segunda-feira de manhã, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, veio sublinhar os “progressos muito fortes” da economia portuguesa e assegura que dentro de alguns meses o órgão executivo da União Europeia discutirá a saída do país do Procedimento por Défice Excessivo.

“Estamos a trabalhar de uma forma muito próxima, construtiva e positiva com as autoridades portuguesas, e quando olho para o desempenho global de Portugal vejo obviamente progressos muito fortes”, declarou Pierre Moscovici, durante a conferência de imprensa de apresentação das previsões económicas de inverno da Comissão Europeia.

O comissário europeu aponta que este “desempenho económico sólido no segundo semestre de 2016” se ficou a dever sobretudo ao setor do turismo que registou durante este período uma forte expansão, associado ao “mercado de trabalho também continua a melhorar a um ritmo firme”. Bruxelas estima que a taxa de desemprego recue para 9,9% em 2018.

A previsão da Comissão Europeia ultrapassa também, embora ligeiramente, a previsão do Governo, que estima um crescimento de 1,5% do PIB em 2017.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.