[weglot_switcher]

Pilotos da KLM dispostos a negociar congelamento de salários para desbloquear ajuda estatal

O braço holandês da Air France-KLM encontra-se num impasse quanto à ajuda do Estado, dado que o governo colocou em cima da mesa a nova exigência relativamente à extensão do congelamento salarial para os pilotos.
2 Novembro 2020, 11h58

Os pilotos da KLM dizem-se disponíveis para discutir uma extensão do congelamento dos seus salários, indica a Associação Holandesa de Pilotos Comerciais (VNV) à Reuters, naquela que era uma das exigências do governo dos Países Baixos para libertar ajudas estatais à companhia.

Segundo a Reuters, já no passado fim-de-semana um acordo entre o governo de Mark Rutte e a VNV caiu pela imposição de que os pilotos aceitem alargar o período de congelamento de salários, que havia sido acordado manter-se até março de 2022. O governo quer agora manter este regime pelo menos três anos para lá da data inicialmente avançada.

O acordo de 3,4 mil milhões de euros está assim pendente, sendo que o ministro das Finanças holandês já fez saber que não negociará com ninguém exceto com o Conselho de Administração da companhia. Já o representante do comité de trabalhadores da KLM exorta todas as partes a que trabalhem para chegar a um acordo, defendendo que não se pode colocar em risco o futuro da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.