Pilotos da Ryanair em Itália suspendem greve

Os pilotos da Ryanair suspenderam a greve prevista para hoje ao início da tarde, depois de a companhia aérea irlandesa ter afirmado que reconhece os sindicatos dos pilotos.

A iniciativa da Ryanair “é um primeiro passo importante”, afirmou a Associação Nacional de Pilotos de Aviação Civil italiana, pedindo aos seus membros para “suspender a greve prevista para hoje” das 12:00 às 16:00 (hora de Lisboa).

Os comandantes e co-pilotos italianos tinham previsto esta paralisação, coincidindo com um movimento distinto dos controladores aéreos, devido à recusa da administração em abrir negociações sobre os contratos de trabalho.

Pouco antes, o sindicato italiano dos Transportes Fit-Cisl tinha reagido de forma diferente à proposta da Ryanair.

“A Ryanair é uma empresa que funciona graças a todos, pilotos, assistentes de voo e engenheiros. Não se pode pensar em dialogar apenas com uma das partes. Há anos que denunciamos as condições de trabalho na Ryanair”, declarou em comunicado, Antonio Piras, secretário-geral do sindicato.

A companhia aérea de baixo custo informou hoje que está preparada para negociar com os representantes sindicais dos pilotos, reconhecendo-os pela primeira vez, para evitar as greves agendadas em vários pontos da Europa, nos próximos dias, incluindo Portugal.

Na Irlanda e em Portugal, a greve de pilotos foi marcada para 20 de dezembro.

Relacionadas

Ryanair aceita negociar com sindicatos para evitar greve dos pilotos

O administrador Michael O’Leary indicou que enviou cartas para explicar a decisão aos grupos de pilotos em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido e Irlanda convidando-os a dialogar com a empresa.

Ryanair ameaça funcionários e gera indignação em Itália

A companhia aérea irlandesa Ryanair ameaçou os seus funcionários que façam greve em Itália com retaliações, suscitando hoje a cólera do Governo italiano e dos sindicatos, que mantêm a paralisação para 15 de dezembro.

Ryanair: Pilotos anunciam greve em Portugal para 20 de dezembro

“Greve no dia 20 de dezembro será cancelada caso a administração da Ryanair mostre abertura para o diálogo construtivo com vista à negociação coletiva”, adianta o sindicato.
Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.
Comentários