Pilotos da Ryanair em Portugal suspendem greve de quarta-feira

Os pilotos da companhia aérea Ryanair decidiram suspender a greve agendada para o dia 20 de dezembro, anunciou o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil em comunicado hoje divulgado.

“O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informa que a greve dos pilotos da Ryanair em Portugal prevista para o dia 20 de dezembro foi suspensa. A decisão da Ryanair em reconhecer o SPAC como a organização representativa dos seus pilotos em Portugal e o seu compromisso em iniciar negociações com o objetivo de estabelecer um acordo de empresa levaram à tomada desta decisão”, lê-se no comunicado.

A companhia aérea de baixo custo irlandesa demonstrou, na sexta-feira, 15 de dezembro, disponibilidade para negociar com os sindicatos de pilotos, sendo a primeira vez que os reconheceu como interlocutores no diálogo com a empresa.

O objetivo da Ryanair é o de evitar a greve em período de Natal, agendada para vários países europeus, incluindo Portugal. Em comunicado, divulgado na sexta-feira, o administrador Michael O’Leary indicou que enviou cartas para explicar a decisão aos grupos de pilotos em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido e Irlanda, convidando-os a dialogar com a empresa.

“A Ryanair vai mudar a antiga política de não reconhecer os sindicatos para evitar ameaças de transtorno para os clientes durante a semana do Natal”, assinala. A carta, enviada no dia em que os pilotos da companhia em Itália deviam paralisar, conseguiu levar à desconvocação da greve de quatro horas.

Um grupo de pilotos em Portugal e na Irlanda convocaram uma greve de 24 horas para a próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro, sendo que a paralisação em Portugal foi já suspensa.
Pilotos de Espanha e Alemanha também votaram a favor de outras “ações de força” apesar de não terem divulgado detalhes sobre as formas de luta que pretendem adotar além da greve.

Recomendadas

EDP e UVE lançam manual para simplificar a adesão à mobilidade elétrica

“A partir de hoje, está disponível um manual de boas práticas que pretende responder às principais dúvidas dos condutores quando decidem aderir a esta forma de mobilidade sustentável”, refere a EDP que apresentou o documento no Portugal Mobi Summit.

Respostas Rápidas. Pipelines que transportam gás russo foram sabotados? Por quem?

O que se sabe até agora da sabotagem a dois gasodutos que transportam gás russo via mar Báltico para a Alemanha?

Bancários reformados avançam com “manif” para 6 de outubro e pedem fiscalização da constitucionalidade a Marcelo

Os sindicatos da banca filiados na UGT entregaram hoje ao Presidente da República o pedido de fiscalização sucessiva previsto na Constituição relativamente ao pacote legislativo de mitigação da inflação, atendendo à sua previsível inconstitucionalidade por não incluir a totalidade dos bancários reformados.
Comentários