Pilotos da Ryanair na Irlanda fazem greve antes do Natal

Os pilotos da companhia baseados em Itália e na Alemanha deverão seguir o exemplo dos seus congéneres irlandeses.

A Associação de Pilotos de Companhias Áreas da Irlanda anuncia que uma maioria dos seus 84 pilotos da Ryanair aprovou a convocação de uma greve para o próximo dia 20 deste mês, entre as 13 e as 17 horas.

A greve deverá provocar perturbações no tráfego aéreo no período do Natal, com as quais a Ryanair promete “lidar se e quando surgirem”, pedindo “sinceras desculpas aos nossos clientes por qualquer incómodo ou preocupação que esta ameaça de ação por parte de menos de 28% dos nossos pilotos de Dublin possa causar nos próximos dias”.

A Ryanair acusa esta associação de ser um sindicato de pilotos da Aer Lingus, que como tal não reconhece como representativo dos seus pilotos.

Recorde-se que os pilotos portugueses votaram há dias a favor de uma acção coletiva, incluindo a possibilidade de convocação de greve, em protesto contra a recusa da companhia aérea em negociar com os seus representantes sindicais, e que os seus congéneres italianos convocaram uma greve para a próxima sexta-feira.

Também os pilotos alemães preparam uma greve, que dizem “poder ser esperada a qualquer altura”.

Relacionadas

Ryanair: Pilotos portugueses ameaçam fazer greve

Os pilotos portugueses são os primeiros da companhia aérea a ameaçar a realização de greve, mas até ao momento esta ainda não foi marcada.
Recomendadas

PremiumJoão Caiado Guerreiro: “Os vistos gold têm sido extremamente positivos para o país”

Área de Imigração deverá continuar a ser das mais dinâmicas da Caiado Guerreiro, apesar do anunciado fim dos vistos ‘gold’. Processo para cobrar cinco milhões de euros em honorários à Pharol vai a julgamento em fevereiro.

Custo de cabaz alimentar de bens básicos aumentou 21% para adultos num ano, diz BdP

O banco central revela que entre outubro de 2021 e outubro de 2022, o custo mensal médio e mediano de um cabaz básico de consumo alimentar para um adulto com cerca de 40 anos aumentou 21% e 24%, respetivamente.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários