Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os ‘influencers’ mais conhecidos em Portugal

As conclusões são de um estudo de figuras públicas e digital influencers em Portugal. Ao comparar com a edição do ano passado deste estudo, o youtuber Wuant sobe uma posição e ultrapassa Bumba na Fofinha no top três de influencers digitais com maior notoriedade espontânea. 

A Pipoca Mais Doce, ‘alter ego’ da comediante Ana Garcia Martins, é a influencer digital com maior notoriedade expontânea em Portugal, seguida do youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), e a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), segundo un estudo realizado pela Marktest Consulting.

No estudo, denominado ‘Figuras Públicas e Digital Influencers’, os inquiridos foram questionados sobre blogs, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem, e 31,1% destes referiram A Pipoca Mais Doce, tornando-a a influencer mais conhecida. Na segunda posição ficou o youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), com 10.4% de respostas, e, em terceiro, está a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 7.6% de referências.

Ao comparar com a edição do ano passado deste estudo, o youtuber Wuant sobe uma posição e ultrapassa Bumba na Fofinha no top três de influencers digitais com maior notoriedade espontânea.

Além de avaliar a notoriedade espontânea, este inquérito procura também avaliar a notoriedade das figuras públicas do país, apresentando uma lista de 40 nomes de influencers digitais. Novamente, foi a Pipoca Mais Doce a personalidade mais conhecida, com 65.3% de notoriedade sugerida. Na segunda posição surge Luís Franco-Bastos, com 45.5% de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) manteve igualmente a terceira posição, com 43.9%.

Os participantes também foram inquiridos no que diz respeito à empatia de figuras públicas do país, bem como a sua identificação com as mesmas. Guilherme Cabral foi o influencer que obteve o resultado mais elevado, com 7.11 pontos (numa escala de um a dez). Nas posições seguintes ficaram Guilherme Duarte (Por Falar Noutra Coisa), com 7.04, e Guilherme Geirinhas, com  6.74.

O estudo da Marktest constatou que a interação mais frequente é gostar ou classificar os posts e vídeos dos influencers, com 58.6%. Outras interações frequentes são a subscrição de atualizações e o reencaminhar de posts ou vídeos.

Os inquiridos foram ainda questionados sobre a importância que atribuem aos comentários ou opiniões sobre uma determinada marca ou produto nas páginas ou blogs destes influencers: o valor médio registado foi de 6.12 numa escala de um a dez, uma alta cotação que ilustra a importância das redes sociais para a estratégia de divulgação destas marcas.

Também o peso que a opinião dos influencers tem nas opções de consumo dos utilizadores foi algo que o estudo apurou. Com uma importância atribuída de 5.99 pontos, verifica-se que a opinião destas figuras públicas tem uma influência considerável.

 

Recomendadas

Helena Coelho arrasa Miguel Milhão da Prozis: “Não compro uma única coisa mais…”

O fundador da Prozis, Miguel Milhão, está no centro da polémica, após concordar com a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos em revogar a lei do aborto, que vigorava há mais de 50 anos. Perante a sua posição, várias figuras públicas deixaram de colaborar com a marca de nutrição desportiva, como é o caso de Jessica Athayde, Marta Melro ou Diana Monteiro. A apresentadora Helena Coelho é uma das mais críticas: “é a prepotência e arrogância de quem “não precisa de Portugal”.

Confronto entre Leonor Poeiras e a TVI adiado por Cristina Ferreira ter faltado ao julgamento

A apresentadora pede mais de 1 milhão de euros como indemnização. Cristina faltou ao julgamento por ter de se deslocar ao Porto em trabalho, para marcar presença num evento promovido por Mário Ferreira.

A Casa de portas abertas: Open House Porto regressa nos dias 2 e 3 de julho

A 7.ª edição do certame propõe o tema “Casa” para explorar os 74 locais que se abrem à cidade e ao público em 2022. Mais de metade dos espaços dão-se a conhecer em estreia absoluta.
Comentários