[weglot_switcher]

Pizarro diz que vagas em Medicina podem ser “muito reforçadas”

“Há, todos os anos, um contingente de cerca de 15% das vagas que ficam reservadas para pessoas que já cumpriram outra licenciatura poderem aceder ao mestrado integrado em Medicina”, explicou o ministro.
3 Abril 2023, 14h58

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu, nesta segunda-feira, que as vagas em Medicina no Ensino Superior, ainda possam aumentar, graças ao contingente de cerca de 15%.

“Há, todos os anos, um contingente de cerca de 15% das vagas que ficam reservadas para pessoas que já cumpriram outra licenciatura poderem aceder ao mestrado integrado em Medicina”, explicou o ministro em Mourão, Évora.

Manuel Pizarro destacou que “o que o Governo vai fazer, neste caso através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é garantir que todas essas vagas são ocupadas”.

“Elas [as vagas] serão transferidas para o contingente geral, o que significará um reforço que o secretário de Estado estimou entre 150 e 200 vagas [e] esse é já um número com um significado”.

Paralelamente, Manuel Pizarro apontou que o grupo de trabalho entre o Ensino Superior e a Saúde, anunciado pela ministra Elvira Fortunato, “visa ultrapassar as dificuldades” existentes na área da formação.

“É um grupo de trabalho que visa estudar a realidade atual, verificar se há necessidade de ampliar o número de vagas, se é possível ampliar o número de vagas nas atuais faculdades de Medicina públicas, que são oito, ou se é necessário alargar a formação a outras estruturas públicas de ensino superior”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.