[weglot_switcher]

Pizarro terá metido cunha para transferir militante do PS para a Câmara de Gaia

O atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro, terá tentando meter uma cunha ao presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, para este facilitar a transferência para a autarquia de Gaia de um funcionário que trabalhava no município de Gondomar.
  • José Coelho/Lusa
19 Maio 2023, 08h33

O ministro da Saúde terá metido uma cunha para transferir um militante do PS para a Câmara Municipal de Gaia, avança o “Público” esta sexta-feira. A mesma publicação acrescenta que Manuel Pizarro aparece como suspeito no inquérito que tem o presidente da autarquia de Gaia como arguido.

O “Público” refere que Manuel Pizarro, quando era eurodeputado e vereador na Câmara do Porto, terá tentando meter uma cunha ao presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, para este facilitar a transferência para a autarquia de Gaia de um funcionário que trabalhava no município de Gondomar.

O beneficiário alegadamente terá sido um militante do PS que tinha sido presidente de uma junta de freguesia da cidade do Porto.

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, detido no âmbito da Operação Babel, terá tentado pressionar ao longo de meses o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, sobre a Linha Rubi, segundo o Ministério Público (MP).

De acordo com um despacho do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto, a que a agência Lusa teve acesso, são descritas vários momentos em que Patrocínio Azevedo estaria a “tratar” ou a “resolver” questões relacionadas com um parecer negativo ao projeto imobiliário Riverside, da empresa Fortera.

É descrita pelo advogado de Patrocínio Azevedo, João Lopes, uma “mensagem do vice: a CCDR-N [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte] deu um parecer negativo por causa da Metro. Estou a tratar”.

Em causa estava um Pedido de Informação Prévia (PIP) para o empreendimento da Fortera na zona do Candal, que será abrangida pela Linha Rubi, cujo viaduto entre a Arrábida e o Candal, em Gaia, será ampliado para acomodar a passagem do metro, de acordo com os documentos do projeto consultados pela Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.