[weglot_switcher]

PJ detém 25 indivíduos suspeitos em operação de combate ao cibercrime

Os arguidos, 20 homens e 5 mulheres, 10 de nacionalidade portuguesa e 15 de nacionalidade estrangeira, têm idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos.
30 Março 2022, 09h11

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), deteve 25 indivíduos  e realizou buscas a 27 locais nos concelhos de Lisboa, Cascais, Amadora, Almada, Setúbal, Loures, Espinho e Porto numa operação de combate ao cibercrime.

A investigação teve o seu início em meados do ano de 2020, “estando em causa a prática reiterada de crimes de burla informática, acesso ilegítimo, falsidade informática, falsificação de documentos, branqueamento e associação criminosa”.

Os arguidos, 20 homens e 5 mulheres, 10 de nacionalidade portuguesa e 15 de nacionalidade estrangeira, têm idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos.

O modus operandi do grupo “consistia no esquema fraudulento conhecido por “CEO Fraud”, caraterizado pelo acesso ilegítimo aos sistemas informáticos das empresas, logrando em momento posterior monitorizar e substituir-se na sua atividade comercial”.

“No comércio internacional, durante o período da pandemia da Covid-19, aproveitando o facto de as relações comerciais ocorrerem por via digital, os agentes do crime lograram aceder, pelas mais diversas formas, nomeadamente através de malware, às caixas de correio eletrónico das empresas”, segundo a PJ.

A PJ revela que os detidos serão agora presentes às “autoridades judiciárias competentes, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.