[weglot_switcher]

Plano de Merkel para o BCE: trocar Constâncio por De Guindos

No lugar de Mario Draghi, o governo alemão quer o atual presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.
  • Ralph Orlowski/Reuters
11 Setembro 2017, 11h11

O governo alemão tem um plano de reestruturação do Banco Central Europeu (BCE) que coloca o ministro da Economia de Espanha, Luis de Guindos, na vice-presidência do supervisor, revela o El Mundo esta segunda-feira.

O executivo de Angela Merkel dar pretende alterar a direção do BCE e ter um representante “de peso” dos países de sul da União Europeia como vice-presidente, de acordo com fontes ligadas ao plano da Alemanha contactadas pela publicação espanhola.

No lugar de Mario Draghi, os germânicos querem o atual presidente do Bundesbank, Jens Weidmann. O antigo conselheiro da chanceler é o escolhido para número da entidade bancária responsável pela zona euro, assim que terminar o mandato do banqueiro italiano, no final de 2019.

Quanto ao lugar de Vítor Constâncio, o objetivo do governo da Alemanha é o de que seja ocupado por uma figura influente de um país mediterrâneo para que seja bem aceite nos restantes países de moeda única.

O ministro espanhol Luis de Guindos tem feito correr tinta, desde o início do ano, pela possível escolha como presidente do Eurogrupo. Agora, o seu nome vem a público como sucessor do português Vítor Constâncio. Segundo o El Mundo, governante decartou a possibilidade de assumir as funções de Jeroen Dijsselbloem, mas afirmou que está “convencido de que a vice-presidência do BCE será para um espanhol” e que atualmente está focado no trabalho no executivo espanhol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.