Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.

Num contexto de crise energética e o inverno cada vez mais próximo, a plataforma online Taskrabbit — que liga pessoas que precisam de auxílio nas suas tarefas domésticas com outras que podem realizá-las — divulgou, em comunicado, seis dicas para os portugueses que queiram tornar as suas habitações mais confortáveis nos meses mais frios:

  1. Para reduzir o consumo de energia utilizada em casa, que é um objetivos dos consumidores portugueses, destaca-se a importância da lâmpadas e termostatos inteligentes, que podem ser controlados pelo telemóvel, a partir de qualquer lugar, através de uma rede Wi-fi.
  2. Preencher paredes pode evitar perdas calor para o exterior. É ainda importante a instalação de protetores e isoladores de calor ou, em alternativa, pintar as paredes lá de casa com tons mais quentes, que ajudam a acumular calor no interior.
  3. Isolar janelas e portas. Caso existam fissuras nas paredes pode colocar-se fita adesiva nas mesmas. Com o mesmo propósito, para evitar as correntes de ar por baixo da porta de casa, pode ser colocado um “chouriço”, um veda portas ou um protetor duplo.
  4. Colocar cortinas blackout é uma medida para reter o calor no interior da habitação, em alternativa aos vidros duplos. De outra forma, com os dias mais frios, é normal sentir um maior arrefecimento dentro de casa.
  5. Escolher iluminação adequada também pode ajudar a manter um ambiente mais aquecido. As lâmpadas de cor âmbar ajudam a sustentar uma sensação térmica quente se investir em pontos de luz específicos.
  6. A disposição dos móveis também é um fator relevante, já que podem transmitir frio ou humidade caso estejam encostados à parede. Desencostando-os, será possível conseguir alcançar uma sensação térmica mais quente.
Recomendadas

Como receber os 125 euros? O que são metadados? O que os portugueses mais pesquisaram no Google em 2022

Os internautas também mostraram curiosidade sobre o Mundial 2022, Putin, em que consiste o distúrbio de Bruce Willis ou que é aquamado, o método funerário mais amigo do ambiente que está a ser utilizado como alternativa à cremação.

Comissão por amortização antecipada no crédito à habitação: saiba o que é e como funciona

Se está à procura de alternativas será aconselhável pedir soluções ao seu banco, mas também consultar o mercado e avaliar ofertas alternativas.

O que é o spread no crédito à habitação e como saber se está adequado? Saiba aqui

Para quem contratou crédito à habitação há mais de dez anos é possível que esteja a pagar um spread elevado, se comparado com o atualmente praticado no mercado. Atualmente há ofertas bancárias com spreads abaixo de 1% no crédito à habitação, com bancos a oferecer spreads de 0,85%.
Comentários