PME e startups: o apoio europeu

A Enterprise Europe Network (EEN), rede europeia de apoio às pequenas e médias empresas e às startups com ambições internacionais, voltou a marcar presença na Web Summit.

A Enterprise Europe Network (EEN), rede europeia de apoio às pequenas e médias empresas e às startups com ambições internacionais, voltou a marcar presença na Web Summit. Criada pela Comissão Europeia, a EEN conta atualmente com mais de 600 entidades parceiras em mais de 60 países, com cerca de três mil especialistas locais.

Em Portugal é formada por um conjunto de entidades públicas e privadas que integram um consórcio, o EEN-Portugal, liderado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. Em entrevista ao JE, Nuno Mangas, presidente do IAPMEI, explica que o principal objetivo da rede é ajudar as empresas portuguesas, particularmente PME e startups, a tornarem-se mais inovadoras e competitivas em mercados internacionais, disponibilizando-lhes informação estratégica e serviços de apoio. Os pontos de apoio são: a Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira; Agência Nacional de Inovação; Associação Empresarial de Portugal; Associação Industrial do Distrito de Aveiro; Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria; Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada; Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro; INESC TEC; Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a CCDR Algarve.

Para Nuno Mangas importa salientar que, para além do apoio às candidaturas a instrumentos financeiros, os serviços passam por passos fundamentais que vão desde a organização de eventos de brokerage e missões empresariais ao estrangeiro; à submissão de oportunidades de cooperação de empresas portuguesas na base de dados POD-Partnering Opportunities Database); ou ainda a facilitação do matching face aos interesses de empresas portuguesas ou de empresas estrangeiras, reforçando todas as oportunidades.

Recomendadas

Javier Tebas: “Receitas televisivas? 42% do valor vem de fora de Espanha”

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, falou ao Jornal Económico sobre o processo de digitalização ao qual foi sujeita a La Liga. Este dirigente explicou ao JE como a La Liga se tornou um campeonato global com quase metade das receitas televisivas a virem de fora de Espanha.

Startups brasileiras apostam na transformação de lixo e combate ao desperdício de água

A transformação de lixo e materiais em biocombustível e o combate ao desperdício de água e foram algumas das soluções apresentadas pela BNPetro e Piipee, que marcaram presença na cimeira tecnológica Web Summit, que se realizou na semana passada, em Lisboa.

Paddy Cosgrave: “Estamos a analisar a possibilidade de criar um evento em África”

A quarta edição da Web Summit em Lisboa superou a anterior, mas o seu fundador vai rever algumas coisas no início de 2020 e admite que a sua equipa já está a estudar um novo evento internacional.
Comentários