[weglot_switcher]

PME já podem aceder às linhas de Crédito Capitalizar

Cinco programas diferentes totalizam um financiamento de 1,600 milhões de euros para pequenas e médias empresas, junto das instituições financeiras.
1 Fevereiro 2017, 10h20

Pequenas e médias empresas (PME) podem aceder às linhas de Crédito Capitalizar, a partir desta quarta-feira, junto das instituições financeiras. Entre cinco linhas de crédito, o montante total disponível é de 1,600 milhões de euros. O ministério da Economia espera que a medida venha a apoiar cerca de 20 mil empresas.

As linhas de Crédito Capitalizar, que foram lançadas a 16 de janeiro, inserem-se no programa Capitalizar e passam agora a estar disponíveis nos bancos que assinaram os protocolos. O programa é gerido pela PME Investimentos em conjunto com o Sistema Nacional de Garantia Mútua e destina-se a PME, sendo que o montante de financiamento por empresa varia entre 25 mil e dois milhões de euros e com prazos entre três e 10 anos.

Dividido em cinco linhas, o Crédito Capitalizar inclui micro e pequenas empresas com uma dotação de 400 milhões de euros, fundo de maneio com 700 milhões de euros, plafond de tesouraria com 100 milhões de euros, investimento geral com um orçamento de 100 milhões de euros e ainda investimentos projetos 2020 com 300 milhões de euros.

“São linhas que pretendem dar dinheiro às empresas com prazos mais favoráveis do que a banca consegue conceder, como também spreads mais baixos, permitindo assim às empresas, em particular às pequenas e médias empresas financiarem-se num contexto mais amplo do que as linhas que já tínhamos lançado anteriormente”, afirmou o ministro da Economia no mês passado à Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.