[weglot_switcher]

PMI: atividade económica na zona euro acelerou em novembro

Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit explicou que a dúvida reside na sustentabilidade do crescimento económico do bloco.
5 Dezembro 2017, 12h45

A atividade económica na zona euro acelerou em novembro, face ao mês de outubro, revelam os dados do Índice de Gestores de Compras (PMI, sigla inglesa), divulgados esta terça-feira. A leitura conhecida agora regista uma subida até aos 57,5, face aos 56 pontos do mês anterior.

Os dados conhecidos mostram que a produção na zona euro cresceu ao ritmo mais elevado dos últimos seis anos e meio, segundo um comunicado do IHS Markit, responsável pela medição PMI.

A produção industrial cresceu, em novembro, ao ritmo mais acelerado em quase sete anos, enquanto a atividade nos serviços – a crescer há 52 meses – teve uma das melhores marcas em seis anos e meio.

Por países, França (60,3 pontos) e Irlanda (57,7 pontos) lideram os ritmos de expansão da economia da zona euro, enquanto a Alemanha registou 57,6 pontos.

“Os dados do inquérito sugerem que a atividade global de negócios na zona euro tem até aqui ficado muito imune à incerteza política em vários países, nomeadamente Alemanha e Espanha, desafiando uma vez mais as expetativas de que o crescimento possa abrandar enquanto a incerteza conduz a uma maior aversão ao risco na tomada de decisões. Até agora, o fortalecimento do euro não mostra impactos mensuráveis nas exportações”, explicou Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

Williamson defendeu ainda que a dúvida reside agora em saber de que forma este crescimento será sustentável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.