[weglot_switcher]

Estudo sugere que vinho tinto contribui para reduzir o risco de infeção por Covid-19

O consumo de vinho branco e de champagne também contribui para mitigar o risco de infeção, mas não tanto como o vinho tinto, segundo o estudo.
25 Janeiro 2022, 13h28

Pode o vinho tinto contribuir para reduzir o risco de contágio da Covid-19? Um estudo realizado na China sugere que sim.

Segundo o jornal britânico “Daily Mirror”, o estudo foi realizado pelo Shenzhen Kangning Hospital na China e divulgado pelo UK biobank.

Os autores estudaram os hábitos de consumo de álcool e o historial de Covid-19 de quase 474 mil pessoas, das quais 16,5 mil contraíram o coronavírus. E concluíram que alguns tipo de bebidas são mais eficazes para prevenir a Covid-19.

No caso do vinho tinto, o estudo concluiu que quem consome cinco ou mais copos por semana tem uma probabilidade 17% menor de apanhar a Covid-19.

Mas porquê o vinho tinto? É porque contem altos níveis de polifenóis, substâncias antioxidantes que são conhecidas por ajudar a mitigar a gripe e outras condições respiratórias, aponta o estudo.

No caso do vinho branco ou do champagne, o estudo concluiu que quem consome entre um a quatro copos por semana tem uma probabilidade 8% menor de ser infetado.

No caso da cerveja e da cidra, os consumidores tinham uma probabilidade 28% superior de apanhar Covid-19.

Contudo, o relatório também concluiu que quem consome álcool acima destes valores médios tem uma probabilidade maior de apanhar o coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.