Polémica no Parlamento: Petição contra nome de Mário Soares no Aeroporto do Montijo admitida

Mais de 13 mil pessoas assinaram uma petição ao Parlamento, apelando à exclusão do nome do antigo Presidente da República da futura infraestrutura do Montijo ou de qualquer outra obra de grande envergadura.

A petição intitulada “Impedir o nome Mário Soares no Aeroporto do Montijo” foi admitida na Assembleia da República em outubro. Segundo o Expresso online, que dá conta da polémica levantada pelo pedido, devido ao facto do aeroporto ainda nem existir e à crueza da linguagem utilizada, a petição aguarda agendamento para eventual discussão em plenário.

“Estando o povo português tão ávido de ideias agregadoras da sua identidade, o nome do novo Aeroporto deveria considerar os verdadeiros heróis aeronáuticos portugueses como Gago Coutinho ou Sacadura Cabral ou os verdadeiros heróis da Revolução como o General Jaime Neves ou o Capitão Salgueiro Maia que tanto foram votados ao esquecimento”, diz o texto que foi assinado por 13.486 pessoas e entregue no Parlamento, em março último.

O documento apela ainda aos deputados para que não escolham “nenhum nome fracturante da Identidade Portuguesa devendo ficar colocada de parte o nome de Mário Soares para esse Aeroporto ou qualquer obra de Grande envergadura.”

Recomendadas

Eduardo Cabrita é candidato a diretor executivo da Frontex

O ex-ministro da Administração Interna apresentou a sua candidatura individual a este cargo em julho, tendo sido uma das 78 inscrições internacionais à posição máxima neste órgão europeu, avançou a rádio “Renascença” e confirmou o jornal online “Observador”.

Cascais ajuda famílias a combater a inflação com 44 milhões

A autarquia liderada por Carlos Carreiras aprovou por unanimidade um pacote de 70 medidas, entre as quais bolsas para creches, no caso das crianças com 3 a 36 meses, bem como bolsas para estudantes de licenciaturas e mestrados.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 6 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários