[weglot_switcher]

Polícia Judiciária faz buscas em casa do juiz desembargador Rui Rangel

Em causa está a suspeita de que Rui Rangel terá recebido dinheiro indevidamente por parte do empresário José Veiga, que está a ser investigado pela alegada prática de crimes económicos na operação Rota do Atlântico.
30 Janeiro 2018, 09h42

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas na residência do juiz desembargador Rui Rangel. Em causa está a suspeita de que Rui Rangel terá recebido dinheiro indevidamente por parte do empresário José Veiga, que está a ser investigado pela alegada prática de crimes económicos na operação Rota do Atlântico, avança a revista “Sábado”.

O Ministério Público terá extraído uma certidão do processo que foi enviada para o Supremo Tribunal de Justiça para que a investigação a Rui Rangel pudesse prosseguir. Por lei, é o Supremo Tribunal a entidade que está responsável pela investigação a um juiz desembargador. As buscas estão, por isso, a ser presididas por juízes do Supremo Tribunal de Justiça.

Paralelamente estão também a decorrer buscas no gabinete de Rui Rangel no Tribunal da Relação de Lisboa e na SAD do Benfica, cujo presidente, Luís Filipe Vieira, mantém uma relação de grande proximidade com o juiz desembargador.

Fátima Galante, ex-mulher de Rui Rangel, também ela procurador, é um dos alvos das buscas.

A operação Rota do Atlântico, desencadeada em fevereiro de 2016, tem como arguidos José Veiga, Paulo Santana Lopes, Manuel Damásio e a advogada Maria de Jesus Barbosa. O Ministério Público acredita que José Veiga e Paulo Santana Lopes terão atribuído vantagens indevidas a titulares de cargos políticos na República do Congo para obterem favorecimentos nos contratos de obras públicas para a empresa brasileira Asperbras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.