[weglot_switcher]

Politécnico de Setúbal mobiliza comunidade na ajuda a alunos sem meios para ensino a distância

Para os cerca de sete mil alunos do IPS, o ensino a distância já arrancou, mas nem todos dispõem de equipamentos que lhes permitam prosseguir os estudos a partir de casa.
28 Março 2020, 00h01

No Instituto Politécnico de Setúbal, instituição com cerca de sete mil alunos, o ensino a distância arrancou esta quinta-feira, 27 de março. Mas nem todos os alunos dispõem de equipamentos que lhes permitam prosseguir os seus estudos a partir de casa.

Esta razão levou a instituição a lançar a campanha “Empresta ao teu colega”. O apelo é dirigido a toda a comunidade académica e visa angariar equipamento informático para os alunos que não possuam meios próprios para aceder às atividades letivas à distância. Além de estudantes, podem contribuir todos os trabalhadores docentes e não docentes que tenham consigo algum equipamento que não esteja a ser utilizado e que possa ser cedido a quem dele precise para prosseguir os seus estudos a partir de casa.

O Politécnico de Setúbal vai mobilizar o parque informático de apoio aos estudantes que neste período se encontra sem utilização para  no total de uma centena de computadores para emprestar. O número é insuficiente e terá de ser reforçado para responder às necessidades. Neste sentido, o IPS apela também a organizações parceiras “que queiram e possam juntar-se a este esforço de garantir que ninguém fica excluído no acesso ao ensino superior”.

Está em curso o levantamento das necessidades dos alunos. Para o efeito, cada uma das escolas superiores do Politécnico contactaram as suas comunidades estudantis.

Os equipamentos a atribuir, mediante resposta do estudante a manifestar a falta de meios informáticos para aceder às aulas, terão como primeiros destinatários os bolseiros dos Serviços de Ação Social do IPS e os estudantes abrangidos pelo programa interno de atribuição de apoios sociais (PAAS), seguindo-se, na ordem de prioridades, a restante comunidade estudantil”, adianta, em comunicado, a instituição liderada por Pedro Dominguinhos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.