[weglot_switcher]

Política comercial: Estados Unidos pressionam UE a fechar cinco acordos

A renovação em 2019 do Parlamento Europeu e de muitas das chancelarias europeias marca a agenda.
4 Abril 2018, 07h25

O crescente protecionismo dos EUA está a pressionar a União Europeia (UE) a acelerar a conclusão das negociações de vários acordos de livre comércio com os principais parceiros comerciais. Esta é a conclusão do mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución, seguradora de crédito a atuar na Península Ibérica, que analisa a situação das cinco negociações pendentes que poderiam ser resolvidas em 2018C.

Sob pressão das medidas protecionistas, a UE “avança diligentemente no sentido de estabelecer novos acordos comerciais e de atualizar os existentes”, refere o relatório, acrescentando que a “ameaça de um crescente protecionismo global estimulou os esforços de Bruxelas e dos seus parceiros de negociação para acelerar a conclusão dos atuais diálogos sobre acordos de livre comércio”. um cenário que levou a compromissos “mesmo em questões delicadas e controversas. Enquanto os EUA recuam no cenário mundial, a União Europeia expande os seus acordos de livre comércio em todo o mundo”, conclui o relatório.

Após um 2017 marcado pela assinatura do acordo comercial com o Canadá, 2018  é “um ano crucial para concluir as negociações comerciais” com o México e o bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e para a ratificação final dos acordos já fechados que garantem o livre comércio no sudeste asiático com o Japão, Singapura e Vietname.

Particularmente sobre as negociações do acordo comercial com o Japão, a terceira maior economia do mundo com 127 milhões de consumidores e o sexto maior mercado de exportação da UE, que terminaram em dezembro último, o relatório prevê que o processo de aprovação do acordo pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu aconteça no verão de 2018, abrindo este mercado em especial aos setores alimentar, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, maquinaria e químico-farmacêutico.

Já o processo de negociação com o Mercosul, que acelerou desde 2017, é intenção de ambas as partes finalizá-lo antes do verão de 2018. Os mercados envolvidos, que juntos representam a sétima maior economia do mundo com 260 milhões de consumidores e o décimo maior destino de exportação da UE, são relativamente fechados com elevadas barreiras comerciais, o que oferece à União Europeia uma vantagem de primeiro jogador.

No México, a intenção de ambas as partes é rever o tratado em vigor desde 2000 antes do verão de 2018. Este tratado cobre principalmente produtos industriais, mas pretende-se adicionar produtos alimentares, serviços, investimentos e concursos públicos.

As negociações com Singapura terminaram em 2014, mas o acordo, que iria melhorar o acesso ao mercado asiático por parte das empresas financeiras, de serviços, transportes e telecomunicações, aguarda ratificação pelas autoridades comunitárias e pelos parlamentos dos Estados-Membros da UE. Por sua vez, o acordo com o Vietname foi fechado em 2016.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.