[weglot_switcher]

Política do BCE é a correta mas podia ser mais gradual, defende presidente do Banco de Itália

Num momento em que a inflação ainda está elevada, o presidente do Banco de Itália considera que a política do BCE é “certamente a mais correta”, mas admite que talvez pudesse ser tomada “de forma mais gradual”.
  • 9 – Itália
3 Junho 2023, 21h58

O presidente do Banco de Itália, Ignazio Visco, disse hoje que o Banco Central Europeu (BCE) está a seguir uma política monetária correta tendo em conta as circunstâncias atuais, considerando, contudo, que poderia ser mais gradual.

“Espero que a inflação ‘core’ [subjacente] reflita a redução do custo da energia”, disse Ignazio Visco, no Festival Internacional de Economia, em Turim.

Citado pela agência noticiosa Ansa, o presidente do banco central de Itália, admitiu que a “política monetária é certamente a mais correta no momento”, ainda que, disse, talvez pudesse ser tomada “de forma mais gradual”.

“Este é o caminho certo para manter pressão sobre a procura e cumprir os objetivos de estabilização de preços”, referiu, considerando, no entanto, que a política monetária deve ser acompanhada por uma política orçamental criteriosa e de responsabilidade dos parceiros sociais.

A inflação subjacente (que exclui os produtos energéticos e produtos alimentares não transformados) na zona do Euro terá registado em maio variação homóloga de 5,3%% (abaixo 5,6% registados em abril), de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat. Apesarda tendência de decsida, o valor mantém-se ainda longe do objetivo de 2% do BCE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.