[weglot_switcher]

Políticas de Igualdade do Funchal reconhecidas a nível nacional

Este prémio visa distinguir as boas práticas dos Municípios na promoção da igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género. 
24 Outubro 2020, 10h30

A Câmara Municipal do Funchal recebeu na passada sexta-feira uma Menção Honrosa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da quinta edição do Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa bienal, promovida por este organismo tutelado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, na direta dependência da Presidência do Conselho de Ministros.

Foi reconhecido ao Funchal “o excelente trabalho realizado na promoção da igualdade, quer na organização e funcionamento da instituição, quer nas atividades desenvolvidas pela CMF”, tendo a Vereadora Madalena Nunes, que tem o respetivo pelouro no Funchal desde 2014, recebido a distinção esta sexta-feira, na cerimónia que decorreu em São João da Madeira, distrito de Aveiro.

Madalena Nunes explicou que este prémio visa distinguir as boas práticas dos Municípios na promoção da igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género.

A autarca realçou ainda que já em 2018 o Funchal havia sido agraciado com uma Menção Honrosa da CIG. A Autarquia tem, desde então, vindo a trabalhar em articulação com a Comissão, tendo assinado um protocolo de cooperação para o efeito.

A governante reforçou que o Funchal foi a única cidade madeirense distinguida pela CIG este ano, “ao que não será alheio o facto de sermos o único Município da Região a celebrar o Dia Municipal da Igualdade de forma intencional e sistemática, desde 2014, com uma semana de atividades. Este novo prémio é algo que tanto o Executivo, como o Conselho Municipal para a Igualdade, prezam bastante, e um encorajamento para continuar a trabalhar cada vez mais e melhor, a nível interno e no âmbito do nosso território, no sentido de implementar os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, com a qual estamos inteiramente comprometidos”.

Esta Menção Honrosa ao Funchal chega em plena época de comemorações da Semana da Igualdade 2020, que a Câmara Municipal do Funchal está a promover entre os dias 19 e 24 de outubro, com um vasto leque de iniciativas com vista a apresentar, debater e promover as questões da igualdade no concelho.

O encerramento das atividades decorre este sábado, Dia Municipal para a Igualdade, com a entrega do Prémio Municipal Maria Aurora, uma das marcas do atual Executivo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.