Pombal torna-se cidade 5G

As soluções implementadas com o apoio da NOS permitirão aos turistas da região fazerem digitais pela Serra de Sicó, Convento do Louriçal ou Praia do Osso da Baleia. À autarquia, ajudará a conhecer quem os visita e às suas tradicionais Festas do Bodo.

Pombal é a mais recente cidade portuguesa coberta com rede móvel 5G da NOS. O concelho do distrito de Leiria, que tem uma cobertura superior a 75%, fez esta sexta-feira a apresentação dos planos para utilizar a tecnologia de quinta geração, onde se inclui a Realidade Virtual (RV) para promoção do turismo da região e analítica para recolher informação sobre os seus visitantes.

No caso da solução de realidade virtual, permitirá aos turistas terem experiências digitais na Serra de Sicó, no Convento do Louriçal ou na Praia do Osso da Baleia. O ministro da cultura, Pedro Adão e Silva, fará as honras de experimentar a aplicação esta tarde, pela primeira vez, aquando da inauguração oficial das tradicionais Festas do Bodo, que se prolongam até terça-feira.

A partir daí, a autarquia continuará a utilizar estes percursos virtuais, bem como outras soluções, para elevar Pombal ao estatuto de cidade inteligente. “Queremos transformar Pombal numa smart city e temos que estimular a inovação, a criatividade e a inteligência urbana, assumindo a liderança nesta era da transição digital, aproveitando todas as mais-valias das tecnologias emergentes para melhorar o dia a dia da nossa comunidade”, garante o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.

Pombal começará também a recorrer a uma ferramenta tecnológica de analítica de eventos da NOS, com base em Big Data, para analisar o perfil de quem vai ao recinto das Festas do Bogo, perceber o impacto do cartaz de artistas na afluência de visitantes, examinar o efeito das celebrações na mobilidade na região, entre outros fatores importantes para fazer alterações na próxima edição que se realiza em 2023.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, o exemplo de Pombal mostra “como o 5G pode ser usado para otimizar qualquer realidade das cidades e ter impactos no dia a dia das pessoas. Segundo o gestor, crescimento do grupo de cidades NOS 5G “é sinal de que mais autarquias estão interessadas em usar soluções de vanguarda para se tornarem mais eficientes e melhorarem a qualidade de vida das nossas pessoas”.

A operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida já ajudou a transformar Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro em cidades inteligentes.

Recomendadas

Sindicatos atentos ao fundo pensões do BCP

Os Sindicatos Verticais da Banca asseguram aos associados do BCP que tudo farão “na defesa dos seus interesses no Fundo de Pensões do banco”.

BCE vigia 31 bancos por riscos associados à subida das taxas de juro

Banco Central Europeu lançou uma revisão dos riscos de taxa de juro e spread de crédito para avaliar a exposição dos bancos. Numa primeira fase irá monitorizar 31 instituições financeiras

CP transportou 70 milhões de passageiros e supera valores de 2019 no primeiro semestre de 2022

A CP – Comboios de Portugal registou, no primeiro semestre de 2022, um aumento da procura de 77,5%, quando comparado com o período homólogo de 2021, o que se traduz em cerca de 70 milhões de passageiros transportados.
Comentários