População residente na Madeira diminui e envelhece

Ao nível nacional também ocorreu uma diminuição da população residente, menos 0,3%, entre 2015 e 2016, mantendo-se a tendência de decréscimo populacional dos últimos anos.

Rafael Marchante/Reuters

A população residente na Região Autónoma da Madeira até 31 de dezembro de 2016 caiu 0.6% comparativamente ao ano anterior, segundo os dados do Anuário Estatístico hoje divulgado.

No ano passado, os residentes madeirenses ficaram-se pelas 254 876 pessoas pessoas, mantendo-se a tendência de queda verificada já em 2015, ano em que a população diminuiu 0,9 face a 2014.

O estudo divulgado pela Direção Regional de Estatística da Madeira aponta para o envelhecimento da população madeirense. Em 2016 e à semelhança do ano precedente, o índice de envelhecimento foi superior a 100, fixando-se em 111,5 pessoas idosas por cada 100 jovens.

O fenómeno do envelhecimento populacional foi mais acentuado nas zonas rurais, com particular incidência nos municípios de São Vicente, Santana e Porto Moniz. Já  o município de Santa Cruz apresentou o valor mais baixo, seguido de Câmara de Lobos.

Em 2016, a proporção de jovens  – a população com menos de 15 anos -representava 14,3% da população total e a de idosos – população com 65 ou mais anos – rondava os 16,0%. No Continente, o índice de envelhecimento, em 2016, manteve-se substancialmente superior ao da Madeira, fixando-se em 150,9.

À exceção de Santa Cruz, todos os restantes municípios Madeira apresentaram, em 2016,  taxas de crescimento efetivo negativas, tendo-se observado os maiores decréscimos populacionais nos concelhos de Santana (-1,7%), Porto Moniz (-1,1%) e São Vicente (-1,1%).

Entre 2015 e 2016, ao nível nacional também ocorreu uma diminuição da população residente, menos 0,3%, mantendo-se a tendência de decréscimo populacional verificada nos últimos anos.

De referir que em 2016, a densidade populacional da Madeira era de 318 habitantes por km2. O Funchal foi o município a registar o valor mais elevado, com 1 376,2  habitantes por km2, contrastando com o Porto Moniz, que apresentava o valor mais baixo: 28,8 habitantes por km2.

Recomendadas

Savoy Palace considerado hotel mais luxuoso de Portugal nos ‘Óscares do Turismo’ pelo segundo ano consecutivo

O hotel conta com assinatura da designer Nini Andrade da Silva, combinando estilos arrojados, modernos e históricos. O Savoy Palace fica a uma curta caminhada do centro histórico do Funchal e abriga o Laurea Spa, com 3.200 m2 e inspirado na Floresta Laurissilva da Madeira, Património Natural da UNESCO.

Madeira: Novos contratos de arrendamento diminuíram enquanto valor por metro quadrado cresceu

Entre as 25 regiões NUTS III, a RAM posicionou-se como a quarta região com o valor mediano das rendas mais elevado, atrás da Área Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da Área Metropolitana do Porto.

Madeira: Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento disponibiliza máquina ATM Express na Praça CR7

As caixas ATM são especialmente direcionadas para os turistas, sector que têm vindo a atingir valores históricos na Região.
Comentários