O Governo está em clara perda de popularidade junto dos portugueses mas de acordo com o barómetro da Aximage para o DN, JN e TSF, e revelado este domingo por estes órgãos de comunicação social, são mais aqueles que acreditam que este Executivo vai chegar ao fim do mandato do que aqueles que colocam fé de que o PSD está preparado para assumir as rédeas da governação.
António Costa é o rosto da queda de popularidade deste Governo: diz o barómetro que o primeiro-ministro tinha um saldo positivo de 24 pontos no rescaldo da maioria absoluta; no entanto, os escândalos sucessivos que abalaram os escolhidos do chefe do Governo colocaram o governante com um saldo negativo de 30 pontos.
Apesar de todas as contrariedades, ainda são mais os portugueses que acreditam que o Governo irá levar o seu mandato até ao fim (47%) do que aqueles que estão convictos que a maioria absoluta irá terminar antes de outubro de 2026 (41%).
E qual é a alternativa? Este barómetro revela que o PSD não sai beneficiado da conjuntura negativa em torno do Governo de António Costa. A maioria dos participantes neste barómetro acredita que os sociais democratas ainda não estão preparados para governar e essa ideia ainda é mais vincada junto daqueles que se assumem como eleitores do partido liderado por Luís Montenegro.
Sobre este barómetro, a Aximage revela que o trabalho de campo decorreu entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2023 e foram recolhidas 805 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. O desvio padrão máximo de uma proporção é de 0,017 (ou seja, uma “margem de erro” – a 95% – de 3,45%).