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Por cada euro gasto pelo Lidl, foram gerados 1,77 na economia portuguesa

Nos últimos cinco anos, a empresa retalhista gerou nove mil milhões de euros para o país e contribuiu para a criação de 46 mil postos de trabalho. Lidl diz ter respresentado um por cento do PIB nacional em 2018.
19 Junho 2019, 12h23

Foram apresentados esta manhã os resultados do Estudo de Impacto Socio-Económico do Lidl, em Portugal, nos últimos cinco anos. Realizado pela consultora KPMG, este estudo inovador no setor do retalho em Portugal mostra que, entre os anos fiscais de 2014 e 2018, a empresa gerou – de forma direta, indireta e induzida – mais de nove mil milhões de euros para a economia nacional.

Só em 2018, a contribuição da empresa saldou-se em 2.120 milhões de euros, representando 1% do PIB nacional. Esta contribuição tem vindo a revelar um desempenho crescente, com um aumento médio de 6% ao ano, desde 2014. Ou seja, só no ano passado, por cada 1 euro gasto pela empresa, foram gerados 1,77 euros na economia portuguesa.

O Norte é a região com maior contributo para este valor, onde a geração de riqueza, nos últimos anos se saldou em acima dos 2,5 mil milhões de euros.

Estes valores refletem o investimento crescente que a empresa tem vindo a fazer em Portugal, no qual está presente desde 1995. Com uma rede de mais de 250 lojas, de norte a sul, a empresa encara o apoio à produção nacional como uma das prioridades, refletindo-se esta geração de riqueza em seis setores-chave: Produtos Alimentares; Frutas, Legumes e Carnes; Construção de Edifícios; Bebidas; Serviços de Reparação e Instalação de Máquinas e Higiene e Cosmética.

Além do seu contributo para a economia, este estudo revelou também que a atividade da empresa contribuiu, de forma direta e indireta, para gerar cerca de 46.300 postos de trabalho, a um ritmo de crescimento médio de 6% ao ano.

Em declarações à imprensa, Sérgio Ramos, administrador financeiro do Lidl Portugal, destacou o “crescimento sustentável” e a “aceitação do modelo de negócio por parte dos clientes”. “Em Portugal somos portugueses e é muito importante para nós ver este compromisso refletido na sociedade e economia nacionais”, acrescentou.

Já para Pedro Silva, diretor de Management & Risk Consulting, da KPMG, “este estudo de impacto sócio-económico permite dar a conhecer aos gestores e à sociedade em geral o valor efetivamente gerado pelo Lidl Portugal”.

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