Foram apresentados esta manhã os resultados do Estudo de Impacto Socio-Económico do Lidl, em Portugal, nos últimos cinco anos. Realizado pela consultora KPMG, este estudo inovador no setor do retalho em Portugal mostra que, entre os anos fiscais de 2014 e 2018, a empresa gerou – de forma direta, indireta e induzida – mais de nove mil milhões de euros para a economia nacional.
Só em 2018, a contribuição da empresa saldou-se em 2.120 milhões de euros, representando 1% do PIB nacional. Esta contribuição tem vindo a revelar um desempenho crescente, com um aumento médio de 6% ao ano, desde 2014. Ou seja, só no ano passado, por cada 1 euro gasto pela empresa, foram gerados 1,77 euros na economia portuguesa.
O Norte é a região com maior contributo para este valor, onde a geração de riqueza, nos últimos anos se saldou em acima dos 2,5 mil milhões de euros.
Estes valores refletem o investimento crescente que a empresa tem vindo a fazer em Portugal, no qual está presente desde 1995. Com uma rede de mais de 250 lojas, de norte a sul, a empresa encara o apoio à produção nacional como uma das prioridades, refletindo-se esta geração de riqueza em seis setores-chave: Produtos Alimentares; Frutas, Legumes e Carnes; Construção de Edifícios; Bebidas; Serviços de Reparação e Instalação de Máquinas e Higiene e Cosmética.
Além do seu contributo para a economia, este estudo revelou também que a atividade da empresa contribuiu, de forma direta e indireta, para gerar cerca de 46.300 postos de trabalho, a um ritmo de crescimento médio de 6% ao ano.
Em declarações à imprensa, Sérgio Ramos, administrador financeiro do Lidl Portugal, destacou o “crescimento sustentável” e a “aceitação do modelo de negócio por parte dos clientes”. “Em Portugal somos portugueses e é muito importante para nós ver este compromisso refletido na sociedade e economia nacionais”, acrescentou.
Já para Pedro Silva, diretor de Management & Risk Consulting, da KPMG, “este estudo de impacto sócio-económico permite dar a conhecer aos gestores e à sociedade em geral o valor efetivamente gerado pelo Lidl Portugal”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com