[weglot_switcher]

Por dia nascem mais quatro imobiliárias em Portugal

Os números evidenciam uma retoma do setor imobiliário, que foi fortemente abalado pela crise. Só no ano passado foram licenciadas 1.385 novas mediadoras, o que corresponde a um aumento de 30% face ao ano anterior.
23 Março 2018, 09h18

Mais de metade das mediadoras imobiliárias a operar em Portugal nasceram nos últimos dois anos, impulsionadas pela abertura ao crédito e pelo aumento da confiança no crescimento económico. Só no ano passado foram licenciadas 1.385 novas mediadoras, o que corresponde a um aumento de 30% face ao ano anterior, avança o jornal “Diário de Notícias”.

Por dia, são criadas cerca de quatro novas imobiliárias, o que evidencia uma retoma deste setor, que foi fortemente abalado pela crise. “Quem diria há uns anos que isto aconteceria, parece impossível, nós sempre a falarmos de crise, de crise, e agora isto”, afirma Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre janeiro e dezembro de 2017 foi atribuído o maior número de licenças em Portugal (1.385), mais 325 do que no ano anterior. No final de dezembro do ano passado contabilizavam-se 5.445 mediadoras em atividade em Portugal, mais de metade (51,3%) nascidas desde 2016. Para este ano, a APEMIP estima que as vendas de imóveis voltem a crescer, em torno dos 30%.

No ano passado, as vendas de imóveis cresceram 25%. “Nunca fomos um país de captação de investimento em imobiliário. Espanha era, os EUA eram, e nós, neste momento, estamos em terceiro lugar em captação de investimento. É uma coisa fabulosa e a que não estávamos habituados”, indica o presidente da APEMIP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.