Por dia nascem mais quatro imobiliárias em Portugal

Os números evidenciam uma retoma do setor imobiliário, que foi fortemente abalado pela crise. Só no ano passado foram licenciadas 1.385 novas mediadoras, o que corresponde a um aumento de 30% face ao ano anterior.

Mais de metade das mediadoras imobiliárias a operar em Portugal nasceram nos últimos dois anos, impulsionadas pela abertura ao crédito e pelo aumento da confiança no crescimento económico. Só no ano passado foram licenciadas 1.385 novas mediadoras, o que corresponde a um aumento de 30% face ao ano anterior, avança o jornal “Diário de Notícias”.

Por dia, são criadas cerca de quatro novas imobiliárias, o que evidencia uma retoma deste setor, que foi fortemente abalado pela crise. “Quem diria há uns anos que isto aconteceria, parece impossível, nós sempre a falarmos de crise, de crise, e agora isto”, afirma Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre janeiro e dezembro de 2017 foi atribuído o maior número de licenças em Portugal (1.385), mais 325 do que no ano anterior. No final de dezembro do ano passado contabilizavam-se 5.445 mediadoras em atividade em Portugal, mais de metade (51,3%) nascidas desde 2016. Para este ano, a APEMIP estima que as vendas de imóveis voltem a crescer, em torno dos 30%.

No ano passado, as vendas de imóveis cresceram 25%. “Nunca fomos um país de captação de investimento em imobiliário. Espanha era, os EUA eram, e nós, neste momento, estamos em terceiro lugar em captação de investimento. É uma coisa fabulosa e a que não estávamos habituados”, indica o presidente da APEMIP.

Relacionadas

Há um novo guia de apoio ao negócio imobiliário: “Temos investidores como nunca em Portugal”

O “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide” é o mais recente manual de ‘caça ao investidor estrangeiro’. Portugal representou um retorno de investimento em imobiliário comercial de 2,2 mil milhões de euros em 2017.
Recomendadas

JE Bom Dia. Altri e Greenvolt apresentam contas de 2022

A Altri e a Greenvolt divulgam esta quinta-feira as suas contas referentes a 2022. Já o Banco de Portugal vai dar a conhecer os números mais recentes sobre o endividamento das famílias e empresas.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

O Banco de Portugal irá revelar duas notas de informação estatísticas sobre o primeiro mês do ano, às 11h00: a do endividamento do sector não financeiro – que compreende as administrações públicas, as empresas e os particulares – e a do financiamento das administrações públicas. Há também resultados do grupo Altri e da Greenvolt.

ACT fez 36 inspeções em quintas do Douro e levantou 19 contraordenações em 2022

A Autoridade para as Condições do Trabalho realizou 36 visitas inspetivas nas quintas do Douro, em 2022, e instaurou 19 processos de contraordenação, tendo sido identificados 410 trabalhadores, informou o Ministério do Trabalho em resposta ao PCP.
Comentários