[weglot_switcher]

Pordata e Fundação Francisco Manuel dos Santos oferecem formação online para análise estatística

A formação é gratuita e destina-se “a todos os interessados, especialistas ou não, na utilização de dados estatísticos”. Tem a duração de 60 minutos e é feita através de “vídeos de formação, organizados em módulos”.
6 Junho 2018, 07h00

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a Pordata estão a oferecer formação online para a análise de dados estatísticos. O curso chama-se “Conhecer a Pordata” e é lecionado através da Academia Pordata, conferindo um certificado no final.

Aquela entidade explica que o objetivo desta iniciativa da Academia Pordata é dar ferramentas aos cidadãos para exploração das bases de dados da própria Pordata.

“[O objetivo é permitir] uma melhor e mais fácil utilização dos dados estatísticos, através de vídeos tutoriais sobre: as características da Pordata, a navegação no site, a pesquisa de dados estatísticos”, refere a fundação.

A formação destina-se “a todos os interessados, especialistas ou não, na utilização de dados estatísticos” e é feita através de “vídeos de formação, organizados em módulos”. O curso “Conhecer a Pordata” tem a duração de 60 minutos e promete “noções mais claras sobre estatística nacional e europeia”.

O acesso a toda a formação é gratuito.

A Pordata é uma “base de dados de Portugal contemporâneo”, organizada e desenvolvida pela FFMS. A FFMS foi criada em 2009 por Alexandre Soares dos Santos e pela sua família, maiores acionistas da Jerónimo Martins, que detém a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce, em Portugal, e a Biedronka, na Polónia, entre outras.

O objetivo da FFMS é “estudar os grandes problemas nacionais e levá-los ao conhecimento da sociedade”.

“A criação da FFMS visa dar resposta a uma lacuna óbvia na sociedade portuguesa: apesar da frequência com que no espaço público se discutem as mais variadas matérias, o debate em Portugal parece estar sempre mais apoiado em opiniões subjetivas e percepções individuais do que em dados sólidos e investigações cuidadosas”, explicam os fundadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.