Porquê escolher PME Líder como parceiras?

No mundo empresarial e de negócios, ouve-se com frequência falar no estatuto de PME Líder mas, fora deste círculo, apenas uma pequena parte da população tem conhecimento do seu significado e alcance, que é pouco valorizado num país onde as PME representam mais de 99% do tecido empresarial.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

As PME líderes são empresas de pequena ou média dimensão que apresentam uma situação contributiva completamente regularizada e são reconhecidas por prosseguir estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva. Tudo isto mantendo um perfil de risco posicionado nos mais elevados níveis dos sistemas internos de notação de risco de um conjunto de bancos e cuja uniformização se processa por relações estabilizadas e formalizadas com as entidades do Sistema Nacional de Garantia Mútua (ratings 1, 2, 3, 4 e 5).

Se já parecem critérios suficientemente exigentes acresce a necessidade de ter pelo menos três exercícios completos e que preencham os seguintes critérios: Resultado Líquido Positivo no ano transato; EBITDA positivo nos dois anos últimos anos; Autonomia Financeira no ano transato >= 30% (Capitais Próprios/Ativo Líquido); Volume de Negócios no ano transato >= 1.000.000,00 (1 milhão de euros);

Número de Trabalhadores da empresa como autónoma no ano transato >= 8. Estes requisitos transformam as PME líderes em verdadeiros heróis nacionais!

A continuidade deste estatuto cria grandes e permanentes exigências aos empresários e aos gestores, uma vez que, ser PME líder, obriga a ser anualmente avaliado e cumprir todos os citados requisitos ano após ano. Deste modo, as empresas que renovam o seu estatuto estão verdadeiramente de parabéns porque se apresentam como empresas de confiança, quer para os seus clientes e colaboradores, quer para fornecedores e investidores.

É por toda esta exigência que o estatuto PME Líder deve ser valorizado no momento da escolha dos Clientes. Equivalente ao Compro O Que é Nosso dos produtos portugueses, mas aplicado ao mundo empresarial, trata-se de um selo de qualidade que muito nos orgulha, porque somos PME Líder desde 2008. Reconheço, porém, que ainda há muito a fazer na divulgação deste estatuto de modo a torná-lo mais um fator de decisão na escolha da empresa parceira. O IAPMEI publica anualmente as empresas PME Líder no seu site, pelo que aqui fica o endereço para conhecermos ainda melhor esse tecido empresarial de grande valor:

http://www.iapmei.pt/resources/download/ListaPMELider05062015.xls

Na Listopsis e no grupo, diariamente trabalhamos com muita dedicação e determinação para continuar a ser, como desde 2008, uma PME líder de sucesso e, pessoalmente, tenho muito orgulho nesse estatuto, alcançado com o contributo de todos os colaboradores, parceiros e clientes.
Laurentina Gomes, 
Administradora do Grupo Liscic/Listopsis

Recomendadas

Desistência ou insistência nacionais?

A distribuição de poder dentro do espaço que delimita um país tem sido central no estudo da organização humana e política do Homem.

Foco na capitalização das empresas ultrapassa o domínio fiscal

Apesar das medidas de incentivo à capitalização das empresas irem no caminho certo, os desafios só poderão ser superados através do uso de instrumentos mais “interventivos”, os quais por sua vez exigem mudanças da mentalidade empresarial em geral.

CSRD: mais siglas, mais regulação, mais sustentabilidade. Vamos passar à ação!

Uma das novidades é a consagração da verificação da informação por terceiros. Com o objetivo de evitar o ‘greenwashing’ e garantir que as organizações divulgam informações verdadeiras.