[weglot_switcher]

Porsche quer assumir gestão da SIVA até ao fim do ano

“A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30.000 novos veículos por ano”, disse o CEO da Porsche Holding Salzburg, Hans Peter Schützinger.
1 Maio 2019, 13h26

A construtora automóvel alemã Porsche anunciou esta quarta-feira que pretende assumir a gestão da SIVA) no quarto trimestre deste ano, depois do anúncio do acordo para garantir a continuidade das operações em Portugal.

“No seguimento da reestruturação, sujeita a escrutínio judicial e aprovação das autoridades da concorrência da União Europeia, a Porsche Holding Salzburg (PHS) pretende assumir a responsabilidade da gestão operacional e comercial em Portugal no quarto trimestre de 2019”, lê-se num comunicado citado pelo sítio noticioso “Salzburg24”, no seguimento do acordo de compra da SIVA, noticiado pelo Jornal Económico na terça-feira.

“Estamos muito satisfeitos com mais este importante desenvolvimento para a nossa empresa. A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30.000 novos veículos por ano, e será um complemento ideal para as nossas atividades na região da Europa Ocidental”, disse o CEO do Conselho de Administração da PHS, Hans Peter Schützinger, citado no comunicado.

A aquisição da SIVA pela Porsche é olhada com relevância na administração da PHS, uma vez que se tratará de uma operação complementar à posição da fabricante alemã na Europa Ocidental. A SIVA, subsidiária da SAG, o maior grupo automóvel português cujo maior acionista é João Pereira Coutinho, vendeu cerca de 25 mil novos carros em 2018 e atualmente emprega 650 pessoas.

Tal como o Jornal Económico noticiou, a Porsche assinou acordos com a SIVA para adquirir o negócio de importação da Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, SKODA, Bentley e Lamborghini. A rede de retalho detida pelo importador e composta por 11 concessionários em Lisboa e no Porto também será adquirida pela PHS.

A SIVA, que comercializa as marcas Volkswagen, Audi e Skoda, passa a ser integralmente detida pela Porsche Holdings, sociedade pertencente ao Grupo VW. Este é um processo que deverá estar concluído este ano, anunciou entretanto a SAG ao mercado.

[com Lusa]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.